Leia também:
X Presunto passa a ter novas regras de produção; entenda

Volkswagen reduz produção a apenas um turno em 2 fábricas

Redução ocorre em meio ao momento de crise no setor automotivo

Pleno.News - 03/05/2023 15h03 | atualizado em 03/05/2023 16h02

Volkswagen vai reduzir turnos de trabalho Foto: EFE/Sebastião Moreira

A Volkswagen vai reduzir de dois para um turno a produção nas fábricas de São José dos Pinhais, no Paraná, e Taubaté, no interior de São Paulo, a partir de 1° de junho. A montadora já tinha parado a produção dessas duas unidades no mês passado, mas foi forçada a realizar novo ajuste em razão das vendas de carros abaixo das expectativas.

Os trabalhadores terão contratos suspensos, o chamado layoff, por dois a cinco meses. Em Taubaté, onde é montado o Polo Track, sucessor do Gol, a medida atinge 799 trabalhadores, conforme informação do sindicato dos metalúrgicos da região. Já na fábrica paranaense, que produz o utilitário esportivo T-Cross, o número de operários que entrarão em layoff ainda não foi fechado.

Em São Bernardo do Campo, a Volkswagen segue produzindo em dois turnos, sem ajustes anunciados para os próximos meses. Suas linhas no ABC paulista produzem os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Em um ambiente de juros mais altos e crédito restrito, somados ao endividamento das famílias, desaceleração econômica e elevação nos preços dos automóveis nos últimos anos, o mercado segue ainda muito distante dos volumes de antes da pandemia.

Entre ajustes já realizados e os que estão para acontecer até o mês que vem, pelo menos 14 das 27 fábricas de carros e caminhões ativas no país anunciaram a interrupção, em algum momento, de ao menos parte de produção desde fevereiro.

A lista inclui todas as maiores montadoras de caminhões do Brasil, onde as vendas caíram drasticamente com a alta de preços após a atualização tecnológica dos veículos a diesel para atendimento do aperto nos limites de emissões.

Ciente de que os veículos ficariam mais caros, as transportadoras anteciparam compras de caminhões até março, último mês em que a linha anterior, de preços mais baixos, pôde ser vendida. O aumento dos juros também é apontado pelas montadoras entre os motivos da queda nas encomendas de caminhões, que dependem dos financiamentos.

*AE

Leia também1 Almoço de Lula com militares tem ancho, mignon e vinho
2 Bolsonaro não precisou provar vacinação para entrar nos EUA
3 Silas Malafaia diz que Moraes persegue Bolsonaro: "O devido processo legal foi jogado no lixo"
4 Jair Bolsonaro diz que operação da PF foi para “esculachar”
5 Governador petista cita China ao falar sobre regulação das redes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.