Veja quando o 13º salário será pago e quem pode receber
Para ganhar o benefício, é necessário cumprir algumas regras
Jade Nunes - 23/11/2018 15h13

Os trabalhadores que possuem carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13º salário até a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro.
O benefício, que foi criado em 1962, é um direito garantido a todos os cidadãos que tiveram pelo menos 15 dias de trabalho registrado em carteira ao longo do ano, além de aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Mas além disso, existem outras regras para receber o dinheiro. Confira:
QUEM TEM DIREITO?
Quem trabalhou, no mínimo, 15 dias no ano com carteira assinada. Quem foi demitido por justa causa perde o direito ao benefício.
QUAL A DATA DO PAGAMENTO?
Para os registrados na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas): Primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a última até o dia 20 de dezembro.
Aposentados e pensionistas do INSS: Em 2018, eles ganharam a primeira parcela com o benefício de agosto e a segunda deve ser paga ainda em novembro.
Servidores públicos: O calendário muda dependendo da instituição para a qual trabalham (União ou governo do Estado, por exemplo).
QUANTO IREI RECEBER?
O valor do 13º varia conforme o tempo trabalhado. Caso a pessoa tenha trabalhado durante todo o ano, o valor é o mesmo de um salário integral.
Caso contrário, receberá o proporcional aos meses em atividade: Cada mês trabalhado dá direito a 1/12 do salário integral.
É POSSÍVEL PEDIR ADIANTAMENTO?
Sim. O trabalhador pode entrar em acordo com o empregador para alterar a data de recebimento.
HORAS EXTRAS SÃO INCLUÍDAS?
Sim, assim como adicional noturno, comissões e gorjetas. Caso esse dinheiro extra ocorra com frequência, ele deve ser incluído no cálculo.
Leia também1 Marinha oferece vagas para níveis fundamental e médio
2 Promoções da Black Friday geram memes na internet
3 Black Fraude! Saiba como se prevenir na hora das compras