Leia também:
X Cármen Lúcia e Nunes Marques são empossados pelo TSE

“Tenho mandato até 2024, não vou abreviar”, diz Campos Neto

Mercado financeiro chegou a cogitar que presidente do Banco Central deixasse a cadeira antes do tempo

Pleno.News - 25/05/2023 17h32 | atualizado em 25/05/2023 21h31

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central Foto: BCB/Raphael Ribeiro

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, garantiu que fica no cargo até o final do seu mandato, que tem prazo até o fim de 2024, em entrevista à Globonews. Com a indicação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, à Diretoria de Política Monetária, surgiram rumores de que seria uma “oferta casada” para a presidência do BC e, assim, temores no mercado financeiro de que Campos Neto deixasse a cadeira antes do fim do seu mandato.

– Eu tenho mandato até 2024, não vou abreviar. O que eu sempre disse é que não estava disposto a recondução. Já fiz bastante coisa, tem que passar o bastão para o próximo – disse o presidente do BC, reforçando que sempre foi contra a recondução, desde a discussão da lei de autonomia.

Sobre uma possível transição com Galípolo, o presidente disse que não será possível antecipar o processo, já que quem decide o próximo mandatário é o governo.

– Não sei, acho que ele vai chegar, tem o trabalho da diretoria de Política Monetária a ser feito. A gente vai discutir ao longo do tempo. Quem decide o novo presidente é o governo, pode decidir por alguém que está na casa ou não.

Campos Neto lembrou que a cadeira de Política Monetária exige um trabalho de mesa de operação e que Galípolo vai ter de aprender a parte técnica do dia a dia.

– Vai ser um processo de aprendizado para ele, foi para mim quando cheguei – disse, acrescentando que será enriquecedora a interação do atual número 2 da Fazenda com os outros diretores.

O presidente do BC ainda elogiou novamente as indicações de Galípolo e de Ailton Aquino, técnico da autarquia, para a Diretoria de Fiscalização.

– Converso bastante com Galípolo desde o início do governo. Ailton é super querido dentro do BC. As indicações do governo fazem parte da regra do jogo da autonomia, foram boas.

DINÂMICA DO COPOM
Sobre a dinâmica do Comitê de Política Monetária (Copom) com a entrada dos novos diretores, Campos Neto disse que não sabe como cada diretor vai votar, mas que o debate faz parte da institucionalidade.

Ele citou ainda que hoje já há diretores que pensam diferente, em referência à divergência de opiniões sobre a decisão de juros de setembro, quando dois diretores queriam uma nova alta para 14%.

– Tenho certeza que os diretores que entrarem entenderão que o processo é técnico – afirmou ele, para quem o BC tem que ficar à parte das narrativas políticas.

Em meio à ofensiva do governo pela queda da taxa de juros, o presidente do BC ainda repetiu que a personificação das críticas em seu nome mostra uma falta de entendimento da autonomia do BC e do processo colegiado de definição da política monetária.

– Dizer que o BC se guia por uma pessoa é falta de entendimento sobre o processo.

MOEDA DIGITAL
O presidente do Banco Central afirmou ainda que os bancos estão “muito entusiasmados” com a Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês), porque vai facilitar o processo de digitalização.

Nesta quarta-feira (24), o BC anunciou 14 consórcios selecionados para participar dos testes do real digital, que, em sua primeira fase, vai avaliar as trocas com a moeda por meio da simulação de negociações de títulos públicos. A expectativa é de que a CBDC seja lançada no fim do ano que vem.

Para as famílias e empresas, o presidente do BC também acredita que vai ter um efeito de facilitação da vida, que ainda não foi percebido, assim como aconteceu logo no lançamento do Pix.

Campos Neto argumentou que a moeda digital transforma a moeda em um contrato digital, que elimina riscos de transferência de titularidade em um processo de compra e venda, por exemplo.

– Não faço o pagamento para uma pessoa, mas para um contrato, que gera um registro automático. Vai facilitar a intermediação financeira e baixar custos.

*AE

Leia também1 Pesquisa: 25,8% sentem piora na economia no governo Lula
2 Chefe do BC diz que ruído com governo afeta inflação
3 Lula está abatido por enorme dificuldade em governar o país
4 Pimenta sugere que Campos Neto sabota crescimento do país
5 Campos Neto: Se o dinheiro está caro, "a culpa é do governo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.