Leia também:
X Comissários e pilotos pedem reajuste e anunciam greve

Temor de nova variante derruba preço do petróleo no mercado global

Todas as atenções se voltam para a nova variante do coronavírus, detectada na África do Sul

Pleno.News - 26/11/2021 13h54 | atualizado em 26/11/2021 14h18

Plataforma de petróleo da Petrobras Foto: Agência Petrobras

A nova variante do coronavírus, detectada na África do Sul, está gerando um movimento defensivo generalizado diante do temor de que as vacinas sejam insuficientes para conter a doença, levando a novas restrições globais e atrapalhando a retomada econômica.

A preocupação disparou os mercados globais. O petróleo caiu mais de 6% em Nova Iorque, abaixo de US$ 74 o barril, e o minério de ferro fechou em baixa de 5,55% na China, cotado a US$ 96,67, na manhã desta sexta-feira (26). Esta é a maior queda desde julho.

O surgimento da nova cepa representa a maior ameaça à recuperação do consumo de óleo por vários meses. De acordo com um analista, trata-se de uma reação exagerada.

– Esta é uma reação exagerada. enorme em termos de mercado. Este é o preço de mercado nos piores cenários possíveis – disse Amrita Sen, analista-chefe de petróleo da consultora Energy Aspects Ltd., em entrevista à Bloomberg.

Ainda que não se saiba o potencial de contágio da variante descoberta na África do Sul, os temores estão relacionados em boa parte aos riscos de redução da eficácia das vacinas contra a Covid-19 e até mesmo dos medicamentos que estão sendo desenvolvidos pelas farmacêuticas no mundo. Nesse ambiente, surgem mais dúvidas quanto ao ritmo de recuperação das economias e aos próximos passos das políticas monetárias dos países desenvolvidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião emergencial com especialistas nesta sexta-feira (26) para discutir as reais ameaças da nova variante detectada na África do Sul, a B.1.1.529. A nova cepa possui um “número extremamente alto” de mutações. Será debatido se a nova linhagem do vírus será considerada “variante de preocupação”.

*Com informações da AE e Bloomberg

Leia também1 Descoberta nova variante com grande número de mutações
2 OMS faz reunião de emergência para discutir nova variante
3 Europa: OMS prevê mais 700 mil mortes por Covid na quarta onda
4 Covid: Diretora da OMS diz que o mundo está à beira da 4ª onda
5 Prefeito de SP diz que cancelar Carnaval hoje é incoerente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.