Leia também:
X Nova fase de saques de contas do FGTS começa nesta sexta

Taxa de desemprego cai em agosto, diz pesquisa do IBGE

Instituto afirma que número foi puxado pelo aumento da informalidade

Paulo Moura - 27/09/2019 10h23 | atualizado em 27/09/2019 10h53

Desemprego diminuiu no Brasil em agosto Foto: Agência Brasil

Em mais uma notícia positiva na área econômica, o mercado de trabalho apresentou evolução dos postos de trabalho, para 93,6 milhões, e redução da taxa de desemprego, para 11,8%, no trimestre encerrado em agosto deste ano. Os dados se juntam ao crescimento das vagas de emprego formais, divulgado na última quarta-feira (25), de 121 mil postos.

Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C) divulgada nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, essa melhora dos indicadores tem sido puxada pelo aumento da informalidade no país. A análise indicou que o número de trabalhadores informais atingiu o recorde de 41,4% do total da população ocupada no país.

Foram 684 mil novos postos de trabalho criados no trimestre que encerrou em agosto deste ano, destes, 87,1% foram postos informais, ou seja, trabalhos sem carteira assinada, trabalhadores por conta própria e aqueles sem remuneração.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores permaneceu em R$ 2.298, estável em relação a maio deste ano e a agosto do ano passado. A massa de rendimento real habitual, que é a soma dos rendimentos recebidos por todos os trabalhadores em um mês, também ficou estável em R$ 209,9 bilhões.

Leia também1 Bolsonaro celebra criação de empregos no Brasil em agosto
2 País gerou 121,4 mil empregos formais no mês de agosto
3 Prefeitura do RJ tem mais de 1,1 mil vagas de emprego

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.