Leia também:
X Pacheco adia votação de PEC com “benefícios a magistrados”

STF decide a favor da revisão da vida toda do INSS, por 6 votos a 5

Aposentado poderá pedir revisão de benefício com base em toda a vida contributiva

Pleno.News - 01/12/2022 16h59 | atualizado em 01/12/2022 17h15

STF decidiu que aposentado poderá pedir revisão de benefício com base em toda a vida contributiva Foto: STF/SCO/Dorivan Marinho

Em votação apertada, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por 6 a 5, a tese da revisão da vida toda do INSS. Agora, aposentados poderão solicitar que toda a vida contributiva seja considerada no cálculo do benefício. Até então, era obrigatório seguir a regra de transição que contabilizava apenas os salários a partir de julho de 1994.

Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber acompanharam o relator, Marco Aurélio Mello, já aposentado, a favor da tese.

O ministro Kássio Nunes Marques, que reabriu o julgamento na quarta-feira (30), abriu a divergência e foi seguido por Luis Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. O ministro André Mendonça, que entrou na Corte para substituir Marco Aurélio, não votou.

Os ministros que votaram a favor da revisão defenderam que o segurado tem direito ao melhor benefício e que, em alguns casos, a lei de transição é prejudicial ao aposentado.

Já os ministros contrários à tese argumentaram que tal revisão pode ser difícil em razão dos altos índices de inflação anteriores a 94. Sustentaram, ainda, que o número de solicitações pode colapsar o atendimento ao INSS.

*AE

Leia também1 Pacheco adia votação de PEC com "benefícios a magistrados"
2 Dívida bruta do Brasil fica perto do nível antes da pandemia
3 PEC do Estouro: Consultoria do Senado vê impacto de R$ 795 bi
4 Serra quer trocar teto de gastos por "limite de endividamento"
5 União vence julgamento no STF e evita rombo de R$ 472 bilhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.