Leia também:
X Haddad: Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil

STF começa a julgar correção do FGTS com base na inflação

A ação foi proposta pelo partido Solidariedade em 2014

Pleno.News - 20/04/2023 15h49 | atualizado em 20/04/2023 16h24

Aplicativo do FGTS Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou, nesta quinta-feira (20), o julgamento de uma ação que pede a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com base na inflação, e não pela Taxa Referencial (TR) + 3%. A ação foi proposta pelo Solidariedade.

De acordo com manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), o impacto aos cofres públicos seria de R$ 661 bilhões caso a correção seja paga retroativamente de 1999, como pede a ação, até os dias de hoje. O órgão aponta que o FGTS, que tem cerca de R$ 118 bilhões disponíveis em caixa, corre risco de deixar de operar caso a ação seja aceita pelo STF.

A ação aguarda julgamento há nove anos. O Solidariedade argumenta que a TR se aproximava do índice inflacionário na década de 90, mas passou a sofrer defasagem a partir de 1999 devido a mudanças feitas pelo Banco Central. Por isso, a legenda pede que os valores do FGTS sejam corrigidos desde então.

A tendência apontada por advogados ouvidos pelo Broadcast, o sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, é a derrubada do TR. Isso porque o próprio Supremo já declarou duas vezes a inconstitucionalidade do uso da taxa para correção monetária em outras situações. É incerta, contudo, a modulação de efeitos que a Corte aplicará.

O cenário traçado pela União é o mais extremo – que se concretizará caso a Corte decida que os valores corrigidos devem ser pagos retroativamente, de 1999 até hoje.

*AE

Leia também1 Haddad: Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil
2 Ministros usam redes chinesas suspeitas de roubar dados
3 Profª causa polêmica com "look massacre": "Morrer belíssima"
4 Governo cria grupo para discutir possível retomada do DPVAT
5 Igreja Atitude terá evento para educadores cristãos; saiba mais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.