Setor de serviços fecha ano de 2019 com crescimento de 1%

O resultado é a primeira alta do setor no país em cinco anos

Pleno.News - 13/02/2020 12h11

Setor de serviços apresentou alta Foto: Reprodução

O setor de serviços encerrou o ano de 2019 com crescimento de 1%, informou nesta quinta-feira (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é a primeira alta do volume de serviços no país em cinco anos. O setor vinha de sequências negativas desde 2015, tendo permanecido estável em 2018.

Em 2019, o crescimento de serviços foi puxado principalmente pelo registro positivo em informação e comunicação, que acumulou alta de 3,3% no ano. O setor foi beneficiado pelo bom resultado de portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, como as ferramentas de busca.

– Esse crescimento é justificado também pela forma com que essas multinacionais fazem propaganda nas mídias sociais, o que reflete no aumento da receita – disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

A alta em serviços também pode ser creditada aos serviços de locação de automóveis, impulsionados pela mudança no comportamento do consumidor e aumento do número de motoristas de aplicativos. Segundo o IBGE havia divulgado em dezembro, cresceu 29,2% a população que trabalha em veículos em 2018.

No período, 16 das 27 unidades federativas recuaram, como Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná e Bahia. Em contrapartida, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram os principais resultados positivos do período. O bom resultado no ano foi registrado mesmo com o mês de dezembro apresentando uma leve queda de 0,4%.

*Folhapress

LEIA TAMBÉM+ IBGE prevê safra recorde de grãos no Brasil em 2020
+ INSS reajusta benefícios após aumento do salário mínimo
+ Preço da carne cai e inflação de janeiro fecha em 0,21%


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo