Leia também:
X Florianópolis divulga edital para credenciar ambulantes

Setor de serviços apresenta retração no mês de agosto

Alimentação, transportes, alojamento e serviços turísticos apresentaram queda

Camille Dornelles - 17/10/2017 10h30 | atualizado em 17/10/2017 18h17

Serviços de transportes apresentaram retração Foto: Ouvintes Rádio 93FM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (17), dados sobre o desenvolvimento do setor de serviços no mês de agosto e apontou que, em comparação a julho, houve queda de 1%.

O número é pequeno, mas demonstra o pior resultado para este período julho-agosto desde 2012. O setor já havia apresentado recuo no mês de julho, de 0,8%, após quatro meses de crescimento seguido.

A causa atribuída pelo IBGE para a retração foi a diminuição do gasto das famílias com serviços como alojamento e alimentação fora de casa. O analista de Serviços e Comércio do IBGE, Roberto Saldanha, declarou que essa foi uma realidade “em todas as unidades da federação”.

No entanto, os estados de Alagoas, Paraíba e Amazonas sentiram mais o impacto, com quedas de 5,9%, 3,6% e 2,9%, respectivamente. Roraima, Bahia e Piauí foram na contramão e apontaram crescimento do setor de serviços.

Entre os setores de serviços que mostraram diminuição de arrecadação, estão ainda tecnologia de informação, transportes e atividades turísticas. Porém, correios e serviços de comunicação mostraram aumento de 0,7% e 0,3%.

LEIA TAMBÉM
+ Justiça alerta para fraudes em anúncios de emprego online
+ Receita Federal paga 5º lote do Imposto de Renda 2017
+ Florianópolis divulga edital para credenciar ambulantes

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.