Leia também:
X Após pedido de prisão, Cristiane Brasil se apresenta à polícia

Servidores anunciam greve contra reabertura do INSS

Categoria afirma que não vai retornar aos postos, permanecendo em home office

Pleno.News - 11/09/2020 18h30 | atualizado em 11/09/2020 18h35

Servidores anunciam greve contra reabertura das agências do INSS Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O governo anunciou a reabertura de cerca de 650, das 1.500 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atendimento presencial na próxima segunda-feira (14), mas representantes dos servidores orientam greve sanitária contra a medida.

Cristiano Machado, diretor do Sinsprev e da Fenasps (entidades que representam os trabalhadores), disse que a categoria reivindica a manutenção do trabalho remoto. Ele afirmou que, caso o INSS mantenha a reabertura para a próxima segunda (14), os servidores não deverão retornar aos locais de trabalho.

A categoria queixa-se da falta de segurança e higiene nos postos.

– Entendemos que não há uma política séria do governo de controle da pandemia, não há nenhuma vacina ainda que garanta a não contaminação, não é o momento de abrir – disse o dirigente.

A reabertura dos postos do INSS chegou a ser adiada sete vezes por causa da resistência dos seus servidores. Em 31 de julho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho anunciou o pedido de exoneração de 52 servidores que ocupavam cargos de confiança na estrutura da Perícia Médica Federal e não concordavam com a reabertura das agências, alegando risco de contágio dos profissionais pelo novo coronavírus.

O INSS vai reabrir na segunda suas maiores agências, responsáveis por cerca de 70% da demanda, das 7h às 13h. Para ser atendido o segurado precisa agendar data e hora pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O agendamento, porém, não tranquiliza os servidores.

– Mesmo com a perspectiva de atender apenas os agendamentos, não temos nenhuma garantia de que os segurados não agendados não irão comparecer, porque muitas pessoas estão com dificuldade de acesso ao Meu INSS, muitas pessoas não conseguiram acessar os direitos, o governo continuou com a política de restrição de acesso aos auxílios – disse o direitor do Sinsprev.

ATENDIMENTO REMOTO
O atendimento, durante o período em que os postos estão fechados, está sendo feito de forma remota, exclusivamente pelo telefone, na Central 135, ou pelo portal Meu INSS e aplicativo para celular.

Enquanto aguarda, o segurado tem, além do telefone e da internet, a opção de atendimento pelo sistema drive-thru, no qual é possível entregar cópias de documentos em urnas colocadas na frente das agências em todo o país.

*Folhapress

Leia também1 Agências do INSS reabrem na próxima segunda-feira
2 INSS vai passar pente-fino em 1,7 milhão de benefícios
3 770 agências da Caixa abrem no sábado para sacar auxílio
4 IBGE poderá contratar 6.500 profissionais temporários
5 Economia questiona Justiça sobre notificação a mercados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.