Salário mínimo pode subir para R$ 1.040 no próximo ano
Medida foi aprovada em comissão e passará por avaliação do Congresso e do governo
Paulo Moura - 08/08/2019 14h36 | atualizado em 08/08/2019 14h38

A Comissão Mista de Orçamento aprovou na quarta-feira (7), com atraso, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. Na medida, a comissão manteve a previsão do governo federal para o salário mínimo, que é de R$ 1.040, caso seja aprovado pelo Legislativo e Executivo.
O texto deveria ter sido aprovado antes do recesso do Congresso, conforme prevê a Constituição, que começou em meados de julho. Por conta disso, foi estabelecido neste ano um “recesso branco”, que são férias informais feitas pelos congressistas, já que a paralisação formal só poderia ter sido feita após a votação da LDO.
O novo valor do mínimo, que deve passar pela primeira vez da faixa de mil reais, ainda tem de passar pela aprovação de uma sessão conjunta do Congresso Nacional e, depois, vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro, que tem a prerrogativa de vetar trechos.
A área econômica do presidente informou que ainda não foi fechada a política de reajuste do salário mínimo para os próximos anos. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, isso será definido até o fim deste ano.
Leia também1 Equipe de Guedes começa a montar reforma tributária
2 FGTS em setembro será para quem já era cliente da Caixa
3 Inflação em julho fecha como a menor dos últimos 5 anos