Saiba quando é vantagem antecipar o 13º salário
Listamos vantagens e desvantagens do adiantamento feito através dos bancos
Camille Dornelles - 12/05/2018 19h40 | atualizado em 17/05/2018 14h25

Com a proximidade do meio do ano, alguns empregados consideram a possibilidade de pedir um adiantamento do 13º salário. Alguns fatores ajudam a tomar essa decisão e saber quando é vantajoso pedir o dinheiro, que nada mais é do que uma espécie de empréstimo.
Vale frisar que a análise leva em conta o adiantamento feito através dos bancos. Nesses casos, em geral, as instituições bancárias oferecem cerca de 80% do 13º salário para liberação e podem cobrar juros.
PONTOS POSITIVOS
A liberação rápida do dinheiro. O adiantamento aparece imediatamente na conta corrente do solicitante.
Possibilidade de utilizar um dinheiro que só receberia no final do ano ou na data da restituição.
PONTOS NEGATIVOS
Em geral, o pedido de adiantamento que envolve os bancos significa ter que pagar mais juros e taxas. Assim, quando chegar dezembro, o empregado terá perdido dinheiro.
Dependendo das regras dos bancos ou da empresa, há um limite para o adiantamento, ou do montante ou do período para pedi-lo.
QUANDO VALE A PENA
Levando esses pontos em consideração, economistas declaram que só é vantagem pedir o adiantamento do 13º salário se o montante recebido for suficiente para quitar dívidas bancárias, como cheque especial ou faturas do cartão de crédito.
Como essas contas costumam ter juros altos, é sempre bom negócio o consumidor se livrar logo dessas dívidas e sair do efeito “bola de neve”. Também é vantagem para pagamentos de emergências como custos com saúde, falecimento ou uma viagem inesperada.
O adiantamento do salário também pode ser feito por aposentados e pensionistas. O pedido de antecipação das restituições do Imposto de Renda (IR) deve seguir o mesmo pensamento.
Leia também1 Correios abrem quase 5 mil vagas para jovem aprendiz
2 Paraguai quer financiar ponte que unirá país com o Brasil
3 Produção de automóveis no Brasil sobe 40%