Leia também:
X Taxa de serviços em ingressos online é ilegal, decide STJ

Saiba qual é a melhor hora de investir seu dinheiro

Especialista alerta sobre os cuidados com taxas de juros

Rafael Ramos - 13/03/2019 08h56

Saiba como investir da forma certa Foto: Reprodução

De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros teve sua 11ª redução consecutiva no mês de dezembro. Sendo assim, essa é a menor taxa desde março de 2015. Apesar das taxas de juros não terem uma regra definida no Brasil, é importante saber que elas são vinculadas ao risco, que varia de acordo com o tipo de operação.

O especialista em auditoria bancária Donato Souza explica que os juros tendem a ser mais baixos, sempre que o risco baixa a operação. Já no caso dos investimentos, se você investir com menos riscos, a rentabilidade é menor. Entretanto, se você estiver disposto a investir com mais riscos, a rentabilidade é maior.

– A melhor maneira de se investir no Brasil é através dos corretores de valor e, de forma alguma, buscar investimentos via instituições bancárias. Todos os que fazem investimentos através das corretoras de valores também têm uma proteção, que é disponibilizada para fazer este tipo de investimento. Então, a conclusão que podemos ter é que a melhor maneira de ganhar rendimentos e juros em investimentos é através das corretoras de valores – esclarece Donato ao Pleno.News.

Donato Souza explica que o futuro investidor deve buscar ajuda de uma corretora de valores Foto: Reprodução

Sobre qual o melhor momento para investir, Donato Souza afirma que é preciso estar atento a como o mercado está reagindo e é necessário ter uma boa assessoria. Os corretores estão habilitados para saber como investir e como tirar o melhor ganho para o seu investidor, bem como para protegê-lo de algumas ciladas que o mercado possa estar preparando para ele.

Donato também aponta a área petrolífera como uma das mais propensas a bons investimentos. Principalmente pelo fruto da própria recuperação proporcionada pela Operação Lava Jato. Mas, ele reforça que é sempre importante buscar a consultoria junto às corretoras de valores, até mesmo para que o investimento não se torne um problema. Caso isso aconteça, ele orienta o futuro investidor a estar sempre atento às modalidades de investimento onde deseja entrar.

– Caso o investimento realizado se torne um problema, o que vai reger a maneira como isso vai ser resolvido são as cláusulas do contrato. Se o contrato não for claro, a pessoa tem que deixar o investimento parado por cinco anos e, caso ele realize o saque com três anos de antecedência sem saber dessa cláusula, é possível fazer a recuperação desses valores devidamente atualizados.

Leia também1 Investir na Bolsa de Valores? Saiba como!
2 Petrobras quer cortar custos e vai lançar plano de demissão
3 Dallagnol rebate críticas a acordo entre MPF e Petrobras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.