Leia também:
X Deputada distribui livros em resposta a Felipe Neto

Rodrigo Maia diz que CPMF terá dificuldades na Câmara

Declaração foi dada após reunião com parlamentares para tratar da reforma tributária

Henrique Gimenes - 11/09/2019 14h38

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia Foto: Mateus Bonomi/Folhapress

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (11) que vê dificuldades para o avanço de uma proposta de imposto nos moldes da antiga CPMF na Câmara.

– Acho muito difícil superar (…) De fato as reações hoje foram muito contundentes da dificuldade da CPMF na Câmara – afirmou após reunião com parlamentares sobre a reforma tributária.

Maia afirmou também que o governo deve encaminhar sua proposta de reforma nos próximos dias e que não há problemas em Senado e Câmara trabalharem em propostas paralelas.

– Não importa quem votar primeiro – afirmou.

Ele disse, no entanto, que o projeto do governo tramitará pela Câmara, já que as propostas do Executivo começam pela Casa.

Há uma disputa entre as duas Casas pela paternidade da reforma tributária. Deputados ameaçam inclusive instalar comissão sobre o pacto federativo, assunto prioritário para o Senado, caso os senadores não desistam da tributária.

Maia afirmou também que deputados querem diminuir o período de transição proposto no projeto do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

– Vamos dar mais prazo agora para que os deputados apresentem suas propostas formalmente – disse.

Em sua proposta, o governo planeja que saques e depósitos em dinheiro sejam taxados com uma alíquota inicial de 0,4%. A cobrança integra a ideia do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF.

Já para pagamentos no débito e no crédito, a alíquota inicial estudada é de 0,2% (para cada lado da operação, pagador e recebedor).

Ambas as taxas tendem a crescer após serem criadas, já que ideia do governo é usar o novo imposto para substituir gradualmente a tributação sobre os salários, considerada pela equipe econômica como nociva para a geração de empregos no país.

*Folhapress

Leia também1 Governo pensa em imposto de 0,4% para saques e depósitos
2 Doria diz ser contra nova CPMF defendida por Guedes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.