Leia também:
X Bandeira de escassez hídrica deve durar até abril, diz ministro

IRPF: Receita paga lote residual a contribuintes nesta 2ª feira

Valores são devidos aos contribuintes que caíram na malha fina, mas que, depois, regularizaram as pendências

Paulo Moura - 31/01/2022 08h11 | atualizado em 31/01/2022 09h18

Receita Federal paga lote residual nesta segunda-feira Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Receita Federal realiza, nesta segunda-feira (31), o pagamento do chamado lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física, que incluem tanto a declaração de 2021, referente ao ano-base 2020, quanto as declarações relativas a anos anteriores. No total, 240.744 contribuintes receberão R$ 281,9 milhões.

Os lotes residuais são aqueles em que são incluídos os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda, mas que, depois, regularizaram as pendências. As consultas sobre as restituições podem ser feitas na página da Receita na internet ou pelo aplicativo para tablets e smartphones.

Em setembro do ano passado, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Com 41,4% de incidência, o maior motivo de retenção das declarações foi a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, tanto de titulares quanto de dependentes declarados.

COMO SABER SE ESTÁ NA MALHA FINA
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina, e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Leia também1 "Conheci a escuridão", diz Tiago Leifert sobre câncer em sua filha
2 Bandeira de escassez hídrica deve durar até abril, diz ministro
3 Doria: 'É preciso paciência para construir uma terceira via forte'
4 Mãe de Josué diz que deve deixar menino voltar aos Poncios
5 Esposa do apresentador Léo Batista morre na piscina de casa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.