Leia também:
X Faturamento e empregos no turismo crescem em 2019

Produção industrial sobe 0,9% em janeiro, aponta IBGE

Números positivos foram superiores ao esperado por economistas

Paulo Moura - 10/03/2020 10h56 | atualizado em 10/03/2020 10h57

Produção da indústria brasileira cresce Foto: Reprodução

A produção industrial brasileira subiu 0,9% em janeiro na comparação com o mês de dezembro. O dado positivo foi apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). Os resultados vieram acima das expectativas de economistas ouvidos pela Reuters. Eles projetavam alta de 0,6% na variação mensal.

Na comparação com dezembro, o IBGE apontou que houve alta em em três das quatro grandes categorias econômicas e 17 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram de máquinas e equipamentos (11,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,0%), metalurgia (6,1%), produtos alimentícios (1,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,3%).

Na comparação com janeiro do ano passado, foram registrados resultados negativos na metade dos ramos de atividade industrial. A principal queda aconteceu na indústria extrativa, que caiu 15% na comparação com janeiro de 2019. O segmento é impactado pela redução da produção desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

A notícia positiva na comparação com o ano passado foi a alta de 3,9% no segmento de bens de capital, que indica investimentos em produção. Houve alta também no setor de bens de consumo duráveis (1,7%), enquanto caíram os grupos bens intermediários (-1,6%) e bens de consumo semi e não-duráveis (-0,5%).

*Folhapress

Leia também1 Jair Bolsonaro e Donald Trump assinam acordo militar
2 Empregados aceitam proposta sobre fábrica da Petrobras
3 Banco Central dos EUA corta juros devido ao coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.