Leia também:
X AGU contesta no Supremo parte da lei que privatizou a Eletrobras

Produção de veículos cai em abril na comparação com 2022

Frente a março de 2023, abril mostrou queda de 19,4% na fabricação de veículos

Pleno.News - 08/05/2023 11h27 | atualizado em 08/05/2023 11h57

Produção de veículos teve queda Fotos: Pexels

A produção de veículos no Brasil caiu 3,9% em abril deste ano, quando comparada a igual período de 2022, em resultado que reflete os ajustes feitos pelas montadoras diante das vendas abaixo das expectativas neste ano. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 178,9 mil veículos foram vendidos no mês passado, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (8) pela Anfavea, a associação das montadoras.

Frente a março de 2023, abril mostrou queda de 19,4% na fabricação de veículos. Diante dos juros altos, crédito restrito e alto endividamento das famílias, fatores que reduziram o acesso a automóveis que também ficaram mais caros nos últimos anos, o consumo de carros vem frustrando o setor.

Nos últimos sete anos, quando se considera apenas resultados de abril, a produção do mês passado só supera a de abril de 2020, quando a indústria parou com a chegada da pandemia.

Na comparação com igual período de 2022, a produção teve aumento de 4,8% nos quatro primeiros meses deste ano, quando somou 714,9 mil veículos na soma de todas as categorias. A indústria, porém, esperava números melhores com o fornecimento mais regular de componentes eletrônicos, cuja escassez foi responsável por parar linhas nos últimos dois anos.

Na comparação com os níveis de antes da pandemia, a produção dos quatro primeiros meses do ano ficou em torno de 250 mil veículos abaixo. Desde fevereiro, metade das fábricas de carros e caminhões já parou ou ainda vai parar temporariamente parte da produção em razão das vendas fracas.

VENDAS
As vendas de abril, de 160,7 mil veículos, superaram as do mesmo mês do ano passado em 9,2%. Apesar do crescimento, o número segue muito distante dos registrados antes da pandemia – em abril de 2019, 232 mil veículos foram emplacados no Brasil, ou seja, uma diferença expressiva de 71 mil unidades.

Frente a março, o calendário mais curto de abril explica a queda de 19,2% das vendas. Na média, o mercado se manteve em ritmo diário abaixo de 9 mil veículos no mês passado.

EXPORTAÇÕES
O balanço da Anfavea mostra ainda queda de 24,1% das exportações no comparativo de abril com igual mês do ano passado. Os embarques, de 34 mil veículos no mês passado, caíram 23,9% contra março. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as exportações mostraram recuo de 4,3%, somando 146,3 mil unidades.

*AE

Leia também1 Ministro da Educação sérvio renuncia após massacre escolar
2 Criança morre em tiroteio enquanto voltava da igreja
3 Anderson Torres depõe nesta segunda-feira na Polícia Federal
4 Zeca Baleiro interrompe show após homem gritar "Lei Rouanet"
5 Homem acusado injustamente de roubo morre após agressões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.