Leia também:
X Cunha nega ter recebido da JBS para ficar em silêncio

Privatização da Eletrobras será feita por projeto de lei

Decisão foi do presidente Michel Temer. Proposta será enviada ao Congresso nesta semana

Henrique Gimenes - 06/11/2017 18h56 | atualizado em 07/11/2017 11h58

Proposta de privatização da Eletrobras será enviada como projeto de lei Foto: Itaipu Binacional/Alexandre Marchetti

Após reunião ocorrida nesta segunda-feira (6) no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer decidiu que a privatização da Eletrobras será feita através de um projeto de lei. O projeto deverá ser encaminhado ainda nesta semana ao Congresso Nacional.

Na reunião estiveram presentes os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, além do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira.

O governo estima arrecadar cerca de R$ 12 bilhões com a privatização. A reunião definiu que uma parte dos recursos deve servir para abater encargos setoriais. Já o restante será destinado ao Tesouro Nacional.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o governo pretende reduzir sua participação na Eletrobras para menos de 40%. Atualmente o número é maior do que 60%. O ministro apresentou a proposta para empresários em Madri, na Espanha.

A intenção inicial era enviar a proposta como uma Medida Provisória (MP), o que iria acelerar o processo, mas para não entrar em atrito com o presidente da Câmara dos Deputado, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governo decidiu que vai enviar a proposta de privatização da Eletrobras como projeto de lei para ser votado em regime de urgência.

LEIA TAMBÉM
+ ‘Sociedade vai sentir melhora da economia em breve’
+ Salário mínimo ideal deveria ser R$ 3.754,16 em outubro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.