Leia também:
X Brasil tem a menor participação no PIB global em 40 anos

Presunto passa a ter novas regras de produção; entenda

Produto será dividido em quatro tipos

Pleno.News - 02/05/2023 21h47 | atualizado em 03/05/2023 13h03

Presunto passa a ter novas regras de produção; entenda o que muda Foto: Pixabay

A partir desta terça-feira (2), o presunto vendido no Brasil deve ter quatro tipos: cozido, cozido superior, cozido tenro e cozido de aves. A regra é do Ministério da Agricultura, mas os fabricantes terão um ano para adaptarem os produtos a esses tipos.

A portaria atende pedidos do setor produtivo e quer dar nomes aos produtos, garantir a segurança, diminuir riscos à saúde e padronizar os presuntos. O ministério também determinou que, para manter a qualidade do presunto brasileiro, toda a proteína contida deve ter, no máximo, 25% de colágeno, o que garante a firmeza. No caso dos presuntos cozidos de aves, o colágeno não pode ser maior que dez por cento da proteína.

A norma ainda prevê que o máximo de carne moída permitida no presunto cozido é de dez por cento. No cozido tenro, até cinco por cento. Já a carne do presunto cozido superior não pode ser moída em nenhuma quantidade.

Com as mudanças aumentou, ainda, a quantidade de carne nos produtos e reduziu a quantidade de água: os presuntos cozidos não podem ter menos de 16% de carne. Quanto à água, o limite é cinco por cento. Já no caso do presunto cozido de aves, precisa ter pelo menos 14% de carne e, no máximo dois por cento de carboidratos e pouco mais de cinco por cento de água.

Segundo o Ministério da Agricultura, os presuntos cozido, cozido superior e cozido tenro são feitos, basicamente, da carne de pernil suíno, sem pele. O cozido tenro deve ser sempre defumado. Já o cozido de aves, como diz o nome, é feito de carnes das pernas de aves, moídas ou não.

*Agência Brasil

Leia também1 Variante Arcturus: 1º infectado tem esquema vacinal completo
2 Brasil tem a menor participação no PIB global em 40 anos
3 Contribuinte tem um mês para declarar o Imposto de Renda
4 Botijão de gás ficará mais caro a partir desta segunda-feira
5 Desemprego cresce neste início de governo Lula e vai a 8,8%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.