Presidente da Fiesp, próximo a Lula, fecha parceria com a Shein
Josué Gomes da Silva quase tornou-se ministro do novo governo
Pleno.News - 22/04/2023 18h13 | atualizado em 24/04/2023 19h52
A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que pertence ao atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com a chinesa Shein.
O documento prevê que 2 mil dos clientes confeccionistas da empresa passem a ser fornecedores da companhia asiática para atender os mercados doméstico e da América Latina. A parceria abrange o financiamento para capital de trabalho e contratos de exportação de produtos para o lar.
Josué Gomes chegou a ser convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ele recusou a oferta. No lugar do empresário, o vice Geraldo Alckmin assumiu o posto.
Na quinta-feira (20), Josué participou de uma reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com representantes da Shein, voltada especialmente para fast fashion.
Segundo Haddad, o empresário intermediou o entendimento com a varejista chinesa, especialmente depois da polêmica sobre sonegação de impostos nas compras em sites estrangeiros que vendem para o Brasil.
Filho de José Alencar, morto em 2011, vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos seus dois primeiros mandatos, Josué sempre foi considerado próximo do petista. E tem se aproximado de alguns integrantes do governo, sobretudo de Haddad.
*Com informações da AE
Leia também1 Após críticas, Haddad diz que vai recuar de taxar Shein e Shopee
2 Haddad: Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil
3 Bolsonaro quis zerar imposto de importação até 100 dólares
4 Shein e Shopee esclarecem que imposto é pago pelos clientes
5 Bolsonaro critica Lula por taxar o povo por "interesses escusos"