Leia também:
X Presidente interina da Bolívia: Morales foi único a dar golpe

“Política externa tem olhos no Brasil”, comemora Bolsonaro

Presidente se encontrou com líderes em cúpula do Brics

Camille Dornelles - 14/11/2019 15h41 | atualizado em 14/11/2019 15h57

Chefes de estado do Brics: Cyril Ramaphosa, Narendra Modi, Xi Jinping, Vladimir Putin e Jair Bolsonaro Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (14), que a política externa do seu governo “tem os olhos postos no mundo, mas em primeiro lugar no Brasil”. A declaração de Bolsonaro ocorreu no âmbito da cúpula dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada em Brasília.

– A política externa do meu governo tem os olhos postos no mundo, mas em primeiro lugar no Brasil. Para estar em sintonia com as necessidades da nossa sociedade, ajudar a ampliar o bem estar dos nossos cidadãos. Sob a forma de avanços em ciência, tecnologia e inovação, de mais e melhores empregos, mais renda, melhor sistema de saúde pública. Tudo mais que faça diferença para melhorar o cotidiano de todos – disse o presidente.

Viajaram a Brasília para participar da cúpula dos presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul), além do premiê Narendra Modi (Índia) e do dirigente da China, Xi Jinping.

O Brasil manteve neste ano a presidência dos Brics, tarefa que em 2020 caberá à Rússia. Apesar da defesa por uma política externa “que tenha os olhos postos em primeiro lugar no Brasil”, algo que lembra o lema “os Estados Unidos primeiro” do presidente Donald Trump, Bolsonaro fez uma defesa enfática da relevância dos Brics durante sua fala.

Ele disse que o bloco foi criado há mais de 10 anos, em meio a uma grave crise internacional, e que desde então “tornou-se evidente a importância das economias emergentes para a vitalidade da economia mundial”.

– Hoje a relevância econômica dos Brics é ainda mais inquestionável e seguirá crescendo nas próximas décadas. A sua pujança no plano econômico, junto à diversidade, criatividade e o vigor das nossas sociedades e povos. Esses valiosos ativos constituem a matéria-prima para proveitosa cooperação dos nossos países – pontuou.

Bolsonaro também afirmou que o Brasil e os demais países do Brasil coincidem na defesa de uma “governança global mais inclusiva”. Na quarta-feira, em eventos que também ocorrem no âmbito dos Brics, os demais chefes de governo e suas delegações defenderam o sistema multilateral.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro sobre Brics: "Parece reunião de velhos amigos"
2 Bolsonaro confirma que fará viagem à Índia em janeiro
3 Bolsonaro e Michelle oferecem jantar aos líderes do Brics

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.