Leia também:
X Pix inicia fase de testes nesta terça. Saiba como vai funcionar

PMI Industrial de outubro marca maior crescimento desde 2006

Índice de Gerentes de Compras tem forte influência sobre investimentos externos aplicados ao Brasil

Pleno.News - 03/11/2020 11h51

Gráfico ilustrativo Foto: Pixabay
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria brasileira acelerou de 64,9 em setembro para 66,7 em outubro, informou nesta terça-feira (3) a IHS Markit. O indicador atingiu o seu maior nível mensal desde o início da série histórica do PMI, em fevereiro de 2006.

– As taxas de expansão mensais para a produção, novos pedidos, exportações e empregos atingiram níveis recordes ou quase, indicando que o setor continuou a se recuperar das contrações historicamente severas acarretadas pelo surto da covid-19 – escreveu em nota a diretora econômica da IHS Markit Pollyanna de Lima.

Em outubro, a criação de empregos e a demanda internacional por produtos brasileiros atingiram os maiores níveis de toda a série histórica. O volume de produção subiu no segundo maior ritmo da série, atrás apenas do observado em agosto.

Na outra ponta, a expansão dos pedidos em atraso foi a maior da história da pesquisa. A alta de negócios em atraso foi citada pelos entrevistados como fruto da escassez de matérias-primas.

– Embora a depreciação da moeda tenha ajudado a aumentar a competitividade das empresas locais nos mercados internacionais, ela também acentuou os preços pagos por itens importados – diz Pollyanna. – Isto, aliado à escassez de matérias-primas, levou ao aumento das despesas dos fabricantes com o ritmo mais acelerado desde o início da coleta de dados.

O PMI industrial de outubro captou inflação em recorde de alta para a indústria, também com aumento recorde dos preços de bens finais. Mesmo assim, o otimismo no horizonte de 12 meses continuou alto.

*Estadão

Leia também1 PF apura desvios de R$ 7 milhões em hospital de campanha
2 Votação: O impacto das eleições de hoje nos EUA para o Brasil
3 Anthony Wong critica pressa na produção de vacina da Covid-19
4 Advogado do Porta dos Fundos diz que há "terrorismo religioso"
5 Vereador é baleado durante ato de campanha no Rio de Janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.