Leia também:
X BTG Pactual compra grupo da Empiricus por R$ 690 milhões

PIB cresce acima do esperado e retoma patamar pré-pandemia

Índice do Produto Interno Bruto do Brasil cresceu 1,2% no 1° trimestre de 2021

Paulo Moura - 01/06/2021 09h50 | atualizado em 01/06/2021 10h03

PIB do Brasil registrou crescimento acima do esperado no primeiro trimestre Foto: Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no 1° trimestre de 2021, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. O número foi divulgado nesta terça-feira (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,048 trilhões. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e mede a evolução econômica.

O resultado do índice apontou para um crescimento acima do que era esperado. A mediana das projeções de 55 instituições financeiras e consultorias analisadas pelo Valor Data, plataforma do site Valor Econômico, por exemplo, indicavam alta de 0,7% na comparação com o 4º trimestre, e de 0,5% em relação ao 1º trimestre de 2020. O IBGE apontou que o Brasil retomou o nível pré-Covid.

– Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014 – ressaltou o instituto.

O período também marcou um avanço nos três grandes setores da economia, na comparação com o quarto trimestre de 2020. O maior crescimento foi da agropecuária (5,7%), seguida pela indústria (0,7%) e por serviços (0,4%).

Entre as atividades industriais, o avanço foi puxado pelas Indústrias Extrativas (3,2%). Também registraram taxas positivas a Construção (2,1%) e a Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%). Nos Serviços, houve resultados positivos em Transporte, armazenagem e correio (3,6%), Intermediação financeira e seguros (1,7%), Informação e comunicação (1,4%).

Leia também1 Conselho de Ética vota parecer da cassação de Flordelis nesta 3ª
2 Dra. Nise Yamaguchi depõe na CPI nesta terça sobre cloroquina
3 Aneel avalia prorrogar proibição de cortes por falta de pagamento
4 MEC confirma provas do Enem para os dias 21 e 28 de novembro
5 PF detém quatro em ação contra o tráfico internacional de armas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.