Leia também:
X INSS: Uso de transporte público pode servir como prova de vida

PIB cai 3% em maio quando comparado a abril, indica FGV

Recuo da economia foi influenciado por queda nos setores da agropecuária, indústria e serviços

Pleno.News - 19/07/2023 15h51 | atualizado em 19/07/2023 17h44

Cálculos sobre o Produto Interno Bruto Foto: Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – apresentou queda de 3% em maio deste ano, na comparação com abril. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em sua pesquisa Monitor do PIB.

Segundo a coordenadora do estudo, Juliana Trece, o recuo da atividade econômica brasileira no mês foi influenciado pelo fim dos principais meses de colheita da soja. Como o crescimento do PIB, nos primeiros meses, foi puxado pela produção do grão, o fim da colheita provocou um recuo no indicador em maio.

Juliana afirmou que mesmo que o maior responsável pela queda tenha sido a agropecuária, houve recuos também nos setores da indústria e dos serviços, influenciados pelos juros elevados.

O monitor do PIB não é a pesquisa oficial sobre o desempenho da economia brasileira. Oficialmente, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Ex-ministro de Bolsonaro diz que Lula cumpre o que prometeu
2 Randolfe defende a demissão de Campos Neto: “Entulho”
3 Mais de 66 milhões de brasileiros estão inadimplentes
4 Governo diz que rombo da Previdência dobrará até 2060
5 Brasil tem a menor participação no PIB global em 40 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.