Leia também:
X Chanceler: “Decisão de Trump não preocupa o Brasil”

PIB brasileiro cresce 0,6% no terceiro trimestre de 2019

Números positivos foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira

Paulo Moura - 03/12/2019 09h28 | atualizado em 03/12/2019 09h53

PIB apresenta números positivos no terceiro trimestre Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o segundo trimestre. O dado consta nas informações divulgadas nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, se comparado com o terceiro trimestre de 2018, o PIB brasileiro cresceu 1,2%. Já no valor acumulado nos últimos quatro trimestres, o índice registrou um aumento de 1% na comparação com os quatro trimestres anteriores.

Na análise por setores, a maior alta foi registrada pela Agropecuária, com 1,3%, seguida da Indústria (0,8%) e dos Serviços (0,4%). O PIB é o resultado da soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é usado para medir a evolução da economia.

Com o resultado positivo, analistas econômicos já projetam uma aceleração do ritmo da economia na reta final de 2019 e em 2020. Para o ano que vem, por exemplo, a média das estimativas do mercado subiu na semana passada para 2,22%, a quarta alta seguida. O primeiro ano do governo Jair Bolsonaro mostra uma recuperação da economia brasileira após quedas de 3,5% em 2015, e 3,3% em 2016.

Leia também1 Chanceler: "Decisão de Trump não preocupa o Brasil"
2 Brasil alertará que taxa a aço pode afetar carvão dos EUA
3 Governo diz que vai defender o interesse comercial do Brasil

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.