Leia também:
X Governo diz que rombo da Previdência dobrará até 2060

Petrobras põe fim à política de preços criada na gestão Temer

Medida que repassava as variações do dólar e do mercado internacional ao preço dos combustíveis estava em vigor desde 2016

Paulo Moura - 16/05/2023 08h37 | atualizado em 16/05/2023 10h50

Petrobras modificou política de preços Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

A Petrobras divulgou, nesta terça-feira (16), que não adotará mais a chamada política de paridade de importação (PPI), mecanismo que estava em vigor desde o governo Temer, em 2016. Por causa da PPI o preço do petróleo e dos combustíveis derivados dele, como gasolina e diesel, seguiam as variações do dólar e do mercado internacional.

Em um fato relevante, comunicado pela empresa ao mercado, a Petrobras informou que “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

O comunicado da companhia destacou também que a nova política de preços adotará duas referências de mercado: o “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação”, e o “valor marginal para a Petrobras”. As mudanças, de acordo com a empresa, têm como objetivo fazer com que a petroleira possua “mais flexibilidade para praticar preços competitivos”.

– Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores – ressalta.

A intenção de modificar a política de preços era um desejo antigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desde a campanha eleitoral do ano passado já vinha falando em “abrasileirar” o valor dos combustíveis. Em um comunicado emitido no último domingo (14), a Petrobras informou que analisaria o tema nesta semana.

Leia também1 Jair Bolsonaro depõe nesta terça-feira sobre cartão de vacina
2 Marília: Cabos de energia provocaram queda de avião
3 8 de janeiro: PF fará perícia nos celulares dos presos
4 Lula vai se opor a discurso anti-Rússia na Cúpula do G-7
5 PGR defende que redes devem prevenir conteúdos ilícitos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.