Leia também:
X Empresas citam risco de falta de matéria-prima para vacinas

PEC Emergencial: Na Câmara, relator mantém texto do Senado

Medida abre caminho para a retomada dos pagamentos do auxílio emergencial pelo governo

Pleno.News - 09/03/2021 21h26 | atualizado em 10/03/2021 10h01

Relator da PEC Emergencial na Câmara mantém texto aprovado pelo Senado Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial na Câmara, o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), apresentou parecer favorável à aprovação do texto da forma como ele veio do Senado. Ele rejeitou 14 emendas de plenário apresentadas pelos deputados, as quais poderiam mudar o teor da proposta, pregou a manutenção do equilíbrio fiscal e defendeu o pagamento do benefício até que o governo providencie a vacinação em massa da população.

O relatório foi entregue pelo parlamentar ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que preside a sessão na noite desta terça (9). Neste momento, os deputados discutem a admissibilidade da PEC. Somente depois disso o texto pode ser votado.

Por tratar-se de PEC, o parecer precisa ser aprovado em dois turnos, por três quintos dos deputados, ou seja, 308 votos.

“Foram apresentadas 14 emendas em plenário; entretanto, nenhuma delas obteve o apoiamento necessário por 171 deputados. Portanto, todas as emendas foram inadmitidas. Consideramos que a PEC nº 186, de 2019, deverá ser aprovada da forma como veio do Senado Federal, considerando que elas são a ponte para um futuro melhor para as próximas gerações no Brasil”, aponta o relatório.

A PEC Emergencial abre caminho para a retomada dos pagamentos do auxílio emergencial pelo governo. Serão quatro parcelas, com valor médio de R$ 250, pagas a pessoas em situação de vulnerabilidade em razão da pandemia da covid-19.

No relatório, Freitas afirma que o novo coronavírus “reduziu a atividade econômica e a oferta de empregos, o que torna a oferta do auxílio emergencial fundamental neste momento” até que a vacinação em massa seja providenciada.

“Entretanto, entendemos que a medida deve ser fiscalmente responsável, levando em conta a trajetória da dívida pública no longo prazo, de modo a não prejudicar as gerações futuras. Assim, o estabelecimento de um teto para as despesas decorrentes da concessão do auxílio nos parece medida adequada”, ressalta o texto.

O relatório ainda ressalta: “Considerando a gravidade pela qual o Brasil passa no âmbito da pandemia de covid-19, que ainda atinge o nosso país no ano de 2021, consideramos que são necessárias as medidas previstas na PEC nº 186, de 2019, de modo a garantir os ajustes fiscais necessários para a concessão de um auxílio emergencial residual, até que seja providenciada a vacinação da maior parte da nossa população, sem que haja o desequilíbrio das contas públicas. Nesse sentido, é meritória e oportuna a proposta ora examinada”.

*Estadão

Leia também1 'Pretendemos ter a mesma vanguarda que Israel no combate à pandemia'
2 Senado aprova projeto de lei que criminaliza o 'stalking'
3 General dispara após decisão de Fachin: 'Vitória do banditismo'
4 2 a 2: Nunes Marques pede vista e adia decisão sobre Moro
5 Eduardo minimiza: "Pouco importa se haverá Lula em 2022"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.