Leia também:
X Bolsonaro diz que está “com saudade” de Regina Duarte

Paulo Guedes negocia acordos em Davos com Reino Unido

Ministro da Economia se encontrou com chanceler britânico

Pleno.News - 22/01/2020 09h46

Ministro Paulo Guedes no Fórum Econômico de Davos, na Suíça Foto: Folhapress/Pedro Ladeira

O ministro Paulo Guedes, da Economia, se reuniu nesta quarta-feira (22) com o chanceler do Erário do Reino Unido, Sajid Javid, posto correlato ao de ministro da área econômica. O ponto central do encontro foi a negociação do acordo para evitar bitributação entre os dois países.

– Taxa sobre serviços técnicos e preços de transferência são dois últimos obstáculos a serem removidos – disse Guedes a jornalistas.

Negociação com representantes de governos faz parte da agenda da equipe econômica durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que ocorre até sexta-feira (24).

OUTROS ACORDOS
Na terça (21), Guedes também se reuniu com representantes da EFTA, associados de livre comércio que reúne Finlândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, para alinhar pontos do acordo comercial.

– Queremos acordo com Coreia do Sul, Japão e Canadá. Tudo gradual, para dar tempo de conseguirmos juros baixos, desregulamentação, simplificação e redução de impostos. Tudo gradual, para assegurar competitividade da indústria brasileira – disse o ministro.

Também está em discussão a adesão do Brasil ao GPA (Government Procurement Agreement) da OMC (Organização Mundial do Comércio) que, pelos cálculos da equipe econômica, abre mercado de US$ 1,7 trilhões (R$ 7,1 trilhões) para empresas brasileiras e impede a corrupção em compras do Governo.

A adesão ao GPA é considerado passo importante para a ambição do governo Jair Bolsonaro de colocar o Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

– Temos trabalhado em busca de melhores práticas, mais transparência, combate à corrupção, abertura da Economia – disse Guedes.

*Folhapress/Alexa Salomão e Luciana Coelho

Leia também1 Guedes diz que economia do Brasil crescerá 2,5% em 2020
2 Guedes, em Davos: "Inimigo do meio ambiente é a pobreza"
3 Bolsonaro sobre OCDE: “A notícia foi muito bem-vinda”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.