Leia também:
X Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294 para 2023

Paulo Guedes: “Governadores foram sócios da crise”

Ministro da Economia ainda voltou a defender privatização da Petrobras

Gabriel Mansur - 12/07/2022 17h23 | atualizado em 12/07/2022 17h49

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os governadores do Brasil contribuíram com a crise econômica do país. Em contrapartida, o chefe da pasta não só isentou a gestão de Jair Bolsonaro, como ainda elogiou as ações do governo no decorrer da pandemia da Covid-19.

As declarações foram dadas, nesta terça-feira (12), durante uma reunião com senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para falar sobre os preços dos combustíveis e a garantia de abastecimento no país.

– Nós fomos muito bem-sucedidos em garantir os recursos públicos para quem mais precisava, fizemos a coisa com muita técnica. Por outro lado, os governadores, quando se recusaram a cumprir o acordo que tinham feito conosco, eles na verdade foram sócios da crise – afirmou.

Guedes ainda criticou as políticas de isolamento social adotadas pelos estados para frear a contaminação pela doença, em contrariedade ao posicionamento do governo federal.

– Quanto pior a crise, mais arrecadação e mais aumento salarial em ano eleitoral – resumiu.

O ministro da Economia também comentou sobre a política de preço dos combustíveis, que funciona em paridade à cotação do dólar, e voltou a defender a privatização da Petrobras.

– Por que ter uma estatal para fazer algo que tem que ser vendido a preço de mercado? Quando você vai para a economia americana, ela trata petróleo como commodity, de forma simples. Se alguém descobre petróleo na porta da sua casa, pode explorar. Eles exploram petróleo como a gente explora a soja – completou.

Por fim, Guedes defendeu a privatização da empresa como forma de financiar programas sociais.

– Governos anteriores diziam que protegiam as estatais e na verdade destruíram esses recursos. Com as privatizações, vamos abastecer o fundo de erradicação da pobreza e o fundo de recuperação nacional – finalizou.

Leia também1 Bolsonaro voltará a Juiz de Fora pela primeira vez após facada
2 MPT pede para Caixa não pagar salário a Pedro Guimarães
3 Petista "exaltado" por Lula ainda não foi julgado por agressão
4 Segurança de Lula poderá ter ao menos 50 policiais federais
5 PT e coligação de esquerda terão encontro com Moraes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.