Para Temer, impasse sobre IOF mostra “falta de projeto” de Lula
Ex-presidente também abordou eleições de 2026, defendendo um candidato "moderado"
Thamirys Andrade - 31/05/2025 16h46 | atualizado em 02/06/2025 12h04

O ex-presidente Michel Temer (MDB) avaliou que o impasse em relação ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) evidencia que a gestão Lula (PT) carece de um projeto de governo.
A declaração ocorreu em entrevista ao portal Poder360, após o emedebista participar do Fórum Lide COP30, realizado em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, Temer argumentou que seu mandato foi de apenas dois anos e meio, e mesmo assim ele apresentou diretrizes claras para guiar os rumos de sua gestão.
– É a tal história de falta de projeto, né? No meu governo, foi um governo de dois anos e meio, mas eu tinha um programa que era a Ponte Para o Futuro. Tudo o que fizemos estava na Ponte Para o Futuro. Por isso, que eu acho que deu razoavelmente certo – opinou.
Ele também abordou o tema das eleições de 2026, afirmando acreditar que um candidato moderado tem “muita chance” de prosperar nas eleições presidenciais.
– Eu não gosto muito desse centro, direita e esquerda, acho que não existe mais. O que o povo quer é uma certa moderação. O que o povo não quer mais é essa disputa, digamos, raivosa que existe no país hoje entre pessoas, entre corporações, entre instituições. O que o povo quer é moderação e equilíbrio. Um candidato que tenha credibilidade política e que seja capaz de pregar essa moderação, terá muita chance – avaliou.
Leia também1 Motta e Alcolumbre dão 10 dias para governo derrubar IOF
2 IOF: Senado aprova convite para Haddad explicar aumento
3 Dólar avança e se aproxima de R$ 5,70 com incerteza sobre IOF
4 Hugo Motta cita possível corte em emendas com ajuste de gastos
5 Pior da série histórica: Estatais têm déficit de R$ 1,4 bi em abril