Leia também:
X Congresso vota e derruba veto à desoneração da folha salarial

Pandemia de Covid está cedendo e economia voltando, diz Guedes

Em evento no Palácio do Planalto, ministro da Economia ressaltou os dados do mercado de trabalho

Pleno.News - 04/11/2020 19h43 | atualizado em 05/11/2020 09h56

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: PR/Marcos Corrêa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (4), que a pandemia da Covid-19 está “cedendo, e ao mesmo tempo, a economia está voltando”. Em evento no Palácio do Planalto, ele ressaltou os dados do mercado de trabalho e a criação de postos de empregos formais nos últimos meses.

– Criamos 100 mil empregos em julho, 300 mil empregos em setembro, de forma que, no ano, nós perdemos menos empregos do que foram perdidos em 2015 e 2016, quando não houve essa tragédia. Ou seja, em setembro de 2015, tínhamos perdido 650 mil empregos. A essa altura, perdemos 550 mil – afirmou.

O ministro disse, no entanto, que os registros vão apontar que o desemprego aumentou de 13% a 15%, pois ninguém considerava os “invisíveis”.

– Ninguém contava os 40 milhões que estavam escondidos. Então era muito fácil relatar um desemprego de 13%, agora vai ser 14%, vai ser 15%. Mas a pergunta é a seguinte: quantos milhões de brasileiros estavam escondidos e foram atendidos? – questionou.

O ministro afirmou que, em meio ao “paraíso da legislação trabalhista”, da CLT, foram descobertos 40 milhões de brasileiros “invisíveis” que lutam pelo pão a cada dia e não têm segurança nenhuma. Ainda que o governo possa acionar a camada de proteção social em caso de uma segunda onda da covid-19, o fato é que a economia está voltando.

– Esse é o fato. Especulações futuras nós enfrentaremos com a mesma capacidade de decisão que o presidente Jair Bolsonaro com a sua liderança implementou na equipe – disse.

*Estadão

Leia também1 Pazuello testa negativo para Covid-19, diz Ministério da Saúde
2 Congresso vota e derruba veto à desoneração da folha salarial
3 Ao STF, Aras se diz contra ações sobre compra da vacina chinesa
4 "Não haverá vacinação forçada", diz especialista sobre a Covid-19
5 Jair Bolsonaro defende armas no campo: "Tem que ter fuzil, pô"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.