Leia também:
X Brasileiros gastam US$ 8,8 bilhões no exterior até junho

Países do Mercosul e Colômbia fecham acordo comercial

Tarifas de importação de produtos nos países será reduzida a zero em 2018

Henrique Gimenes - 21/07/2017 21h55

O presidente Michel Temer esteve no encontro dos líderes dos países do Mercosul Foto: Alan Santos/PR

Os integrantes do Mercosul e a Colômbia assinaram, nesta sexta-feira (21), um acordo para reduzir ampliar relações comerciais com a Colômbia. No acordo, as tarifas de importação de 97% dos itens da pauta comercial seriam reduzidas a zero em 2018. O acordo vai ampliar transações comerciais dos setores siderúrgicos e têxteis dos países.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, afirmou que o acordo possibilita que novas áreas sejam negociadas. Ele afirmou ainda que o texto “proporcionará maior agilidade nas tomadas de decisão e vai colaborar para criação de um novo cenário para as relações econômicas e comerciais na região latino-americana”.

Em 2015, Brasil e Colômbia assinaram um acordo automotivo. No texto, que não chegou a entrar em vigor, as tarifas de importação seriam reduzidas a zero. O novo acordo entre integrantes do Mercosul vai permitir que o que o Brasil e a Colômbia ponham em prática o tratado. Em 20016, as exportações do Brasil para a Colômbia subiram 5,7% se comparados a 2015.

 

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.