Leia também:
X Equipe de Paulo Guedes é contra recriar CPMF para bancar auxílio

O que fazer para pagar uma dívida alta em menos tempo

Especialista em finanças dá dicas de como negociar com o banco

Pierre Borges - 10/02/2021 15h29 | atualizado em 11/02/2021 14h46

É possível renegociar dívidas pelo site do Feirão Limpa Nome
Especialista explica que é possível não apenas reduzir o tempo, mas também o valor das dívidas Foto: USP Imagens/Marcos Santos

Infelizmente, dívidas fazem parte da vida, mas precisamos aprender a lidar com elas da maneira correta. Muitas vezes, conseguimos quitar a dívida e seguir com a vida. Entretanto, quando elas não são pagas, os juros começam a acumular-se, e o gigante fica cada vez maior.

A leitora A. pediu ajuda ao Pleno.News sobre como acabar com uma dívida feita há mais de 10 anos:

“Boa tarde, sou leitora do Pleno.News e gostaria de ajuda com relação a uma questão. Tenho uma dívida de 100 mil reais, empréstimo consignado que fiz em 10 anos (!!!!), e o valor da parcela é R$1.500,00. O juro aplicado foi de 0,99%. Você teria algum conselho de como eu poderia pagar esta dívida em menos tempo? Tem algo que eu possa fazer? Gostaria de investir, mas em um dos seus artigos você diz que não se investe quando se deve. Você pode me ajudar?”
A.

Nossa colunista de finanças, Aline Rodrigues, é quem explica o que fazer nessa situação.

Aline Rodrigues é graduada em Administração, além de consultora e educadora financeira, atua como CEO da Finapse Foto: Arquivo Pessoal

Para pagar uma dívida em menos tempo, você tem alguns caminhos a seguir.

O primeiro ponto a avaliar é o seu orçamento mensal, para entender se você conseguiria pagar um valor mensal maior na parcela sem comprometer o seu mês.

1- Sim, tenho como pagar!
Entre em contato com o banco e verifique a proposta dele para aumentar o valor mensal da parcela e diminuir o tempo total de pagamento, Avalie se você terá algum desconto ao fazer isso. É importante que se consiga um desconto neste caso, pois além de diminuir o tempo, você diminui também o seu custo final.

2- Não há desconto ou não consigo aumentar a parcela hoje!
Busque ir mensalmente criando reservas e investindo em produtos com segurança (como um CDB com liquidez, por exemplo). Após acumular um montante, entre em contato com o banco e verifique sobre renegociar a dívida, pagando uma parte e reorganizando as parcelas futuras para serem pagas em menos tempo.

Cuidado para não amortizar apenas as parcelas finais, pois isso faz com que você diminua o tempo, mas não o custo total, o que nem sempre vale a pena.

Leia também1 O que fazer após emprestar o cartão de crédito e não ser pago
2 Abono do PIS/Pasep é liberado para 8,6 milhões nesta terça
3 'Acho que vai ter prorrogação', afirma Bolsonaro sobre auxílio
4 Equipe de Paulo Guedes é contra recriar CPMF para bancar auxílio
5 Câmara aprova a urgência de projeto que dá autonomia ao BC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.