Novo relatório do FMI prevê crescimento do PIB em 2018
Relatório divulgado nesta terça também aponta crescimento de 0,7% para este ano
Camille Dornelles - 10/10/2017 11h44 | atualizado em 10/10/2017 11h54

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou novo relatório nesta terça-feira (10) e apontou crescimento da economia do Brasil para os próximos meses de 2017 e também início de 2018. De acordo com os dados, o Produto Interno Bruto (PIB) irá crescer até 1,5% em 2018.
Esse índice é maior que a última projeção feita pelo Fundo, que era de 1,3%. Para 2017, o PIB brasileiro também deve passar de 0,3% para 0,7%. A economia recebeu impacto positivo com o maior consumo das famílias, impulsionadas pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Para o FMI, o motivo da melhora da economia também está no crescimento das exportações e da agricultura. Os dois setores ajudaram o PIB a aumentar em 1% no primeiro semestre, ótimo índice para os economistas.
– Uma restauração gradual da confiança – com reformas fundamentais para assegurar a sustentabilidade fiscal sendo implementadas ao longo do tempo – deve aumentar o crescimento para 2% no médio prazo – estima o documento.
O órgão publicou ainda que essa confiança é muito condicionada à revisão de gastos “insustentáveis”, como a Reforma da Previdência Social.
LEIA TAMBÉM
+ Dia das Crianças: Veja quais presentes têm mais impostos
+ Rio: Carros com IPVA atrasado não poderão ser apreendidos
+ Pagamento de boleto vencido em qualquer banco é adiado