Leia também:
X Netflix ultrapassa Disney em valor de mercado

Nike lança tênis que custa mais de R$ 3 mil

Produto é inspirado no filme De Volta Para o Futuro

Ana Luiza Menezes - 24/05/2018 21h12

A partir desta quinta-feira (24) começa a ser vendido no Brasil o HyperAdapt 1.0, tênis ultra moderno da Nike, que se amarra sozinho e teve inspiração no filme De Volta para o Futuro 2.

Em solo brasileiro, cada par será vendido a R$ 3,5 mil enquanto no exterior o valor fica na média de 720 dólares.

Este é o primeiro modelo da marca que apresenta alta tecnologia e será vendido para o público em geral.

Em 2016, a Nike chegou a fabricar uma réplica do tênis usado pelo personagem McFly no filme, mas as vendas só foram possíveis em um leilão. Na ocasião, os recursos obtidos pela venda foram doados para a fundação de Michael J. Fox para pesquisas sobre o Mal de Parkinson, visto que o ator foi diagnosticado com a doença em 1990.

A tecnologia por trás do novo modelo está em desenvolvimento há mais de 10 anos e foi imaginada primeiramente por Tinker Hatfield, principal designer de tênis da Nike e criador de vários modelos da linha de Michael Jordan, a partir da ideia de que um calçado moderno precisa se adaptar às nossas atividades e ao formato dos pés.

Hatfield teve a ajuda de Tiffany Beers, funcionária até 2017 do departamento de inovação da companhia, e Mark Parker, presidente da Nike. Os três são responsáveis pela viabilização do novo tênis que se amarra sozinho.

Para lançar um tênis que é amarrado sem esforço humano, os criadores contaram com a tecnologia que eles mesmos batizaram de E.A.R.L., sigla para “Electro Adaptive Reactive Lacing” (Amarração Eletrônica Adaptável e Reativa, em tradução para o português).

A Nike acredita que o modelo é uma porta de entrada para levar a tecnologia de auto-amarração em breve até os esportes, principalmente para as quadras de basquete.

O modelo também pode ser a solução para lesões e pés deformados devido ao uso de tênis muito apertados.

Leia também1 Nike lança tênis com cristais Swarovski
2 Nike é eleita a marca de vestuário mais valiosa

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.