Leia também:
X Cármen Lúcia sobre caso Roberto Jefferson: “Erosão democrática”

“Nem economista é”, diz Paulo Guedes sobre Henrique Meirelles

Ministro rebateu críticas sobre teto de gastos

Pleno.News - 26/10/2022 17h18 | atualizado em 26/10/2022 19h33

Paulo Guedes Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez nesta quarta-feira (26), para empresários mineiros, um balanço das realizações do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na seara econômica e ironizou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (União Brasil). Nas palavras de Guedes, Meirelles “nem economista é”.

O ministro rebateu as críticas de seu antecessor, afirmando que só quebrou o teto de gastos porque ele foi “mal construído”. Meirelles é um dos autores e defensores ferrenhos do teto.

– Nós furamos o teto, porque ele foi muito mal costurado (…). É tão mal construído que o economista… não é nem economista, o ministro que estão falando que vai ser aí do Lula, o Henrique Meirelles, nem economista é. Então, ele fez um teto, passou um ou dois anos falando – disse Guedes.

– (…) Ele fala embolado: “Estão furando meu teto, estão furando meu teto” – continuou, imitando a voz de Meirelles, arrancando risos dos presentes.

Guedes disse que furou o teto porque o governo federal, durante a pandemia, enviou dinheiro para os estados e municípios.

– É nos estados e nos municípios que as pessoas vivem. São os estados e municípios que investem em educação e saúde. Não tem nada de errado em o governo federal dar autonomia aos governadores e prefeitos, e agora vêm dizendo que nós estouramos o teto – queixou-se Guedes.

De acordo com o ministro, hoje os estados e os municípios estão todos com suas contas no azul. Ele disse ainda que o Brasil está no início de um ciclo de crescimento, andando na contramão das economias desenvolvidas, que estão no fim do seu ciclo de crescimento.

O ministro também pediu para que os empresários não acreditem em fake news e que não é verdade que exista um Plano Guedes.

– Vamos continuar a fazer o que estamos fazendo – disse, citando como exemplos geração de empregos, reformas e redução de impostos.

*Com informações da AE

Leia também1 Guedes rebate fake de Janones sobre redução do salário mínimo
2 "Bolsonaro ainda pode vencer", diz Henrique Meirelles
3 Lula se esquiva sobre indicação para a Economia; entenda
4 Guedes critica "fake news" de petistas sobre a economia
5 Brasil gera 278 mil empregos formais em setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.