Leia também:
X Magazine Luiza registra o pior primeiro trimestre em 12 anos

Mudanças da Petrobras podem gerar resultados negativos

Economista explica as consequências negativas do fim da política de paridade de importação

Pleno.News - 16/05/2023 16h12 | atualizado em 16/05/2023 16h34

Edifício sede da Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um dos assuntos mais comentados no Twitter, nesta terça-feira (16), foi a notícia de que a Petrobras não mais adotará a política de paridade de importação (PPI) e, assim, o valor do gás, gasolina e diesel terão redução.

A medida foi chamada de “populismo” e a palavra ficou no Trend Topics do microblog, com muitas pessoas preocupadas com o resultado dessa nova política.

A economista Renata Barreto fez algumas considerações sobre o fim da PPI; segundo ela, haverá consequências como o desabastecimento.

– A cotação do petróleo é em dólar e importamos petróleo pela cotação internacional. Mudar a política de preços pode trazer prejuízos se o dólar subir. Ao exportar o óleo, não se pode vender no mercado interno mais barato do que se venderia no exterior, já que quem abastece o mercado interno não é só a Petrobras. Ao praticar preços abaixo do mercado, as outras empresas teriam problemas e, provavelmente, sairiam do país, gerando desabastecimento. E, obviamente, importar com preço internacional e vender a preço doméstico pode gerar prejuízo – ensina.

Renata pontuou também de uma questão pouco esclarecida aos brasileiros: quando o governo fala que o Brasil é autossuficiente em petróleo, se refere apenas a extração, a refinaria, porém, não é autossuficiente e, por isso, o produto é importado.

Outro ponto apresentado pela especialista é o histórico de má gestão do Partido dos Trabalhadores que em um passado recente usou a Petrobras como instrumento político, resultando em grandes prejuízos para a companhia.

Leia também1 Valdemar diz não ver maneira de Bolsonaro não ser candidato
2 Nikolas após entidades pedirem R$ 5 mi: "Devo ser transrico"
3 STF forma maioria para negar habeas corpus a Allan dos Santos
4 "Não sei se tenho horror ou pena do Moro", diz Gilmar Mendes
5 Magazine Luiza registra o pior primeiro trimestre em 12 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.