Leia também:
X Reforma da Previdência começa a tramitar no Senado

‘MP da Liberdade Econômica pode dobrar o PIB’, diz estudo

Dados do Ministério da Economia são otimistas com aprovação da medida

Paulo Moura - 14/08/2019 14h51 | atualizado em 14/08/2019 15h15

Secretário de Desburocratização falou sobre MP da Liberdade Econômica Foto: Washington Costa - SEPEC/MECON

Um estudo feito pela Secretaria de Política Econômica, órgão ligado ao Ministério da Economia, aponta números otimistas para o país nos próximos 10 anos, após a aprovação do texto-base da medida provisória 881/2019, chamada de MP da Liberdade Econômica. Entre os resultados encontrados, estão a perspectiva de criação de 3,7 milhões de empregos e a expectativa de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na próxima década.

Os números foram apresentados pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, após reunião na manhã desta quarta (14), com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Uebel afirmou que o crescimento do PIB já poderia ter sido registrado em 2019, se a MP tivesse sido aprovada antes.

– É um crescimento muito expressivo. Este ano, poderia dobrar o PIB, se tivesse sido introduzido neste ano. É um impacto muito forte, facilita a abertura e o fechamento de empresas, facilita iniciar atividades em estabelecimentos de baixo risco que não dependem mais de alvará, de licença, isso significa 3 a 6 meses de espera que não vai ter mais – afirmou.

O secretário ainda destacou, como vantagens da medida, a possibilidade de digitalizar documentos e depois descartar e a criação de imunidade tributária para a inovação. Segundo ele, as medidas aprovadas já mostram uma das perspectivas econômicas do país.

A Medida Provisória da Liberdade Econômica foi aprovada na noite de terça (13), com 345 votos a favor, 76 contras e uma abstenção. A votação dos destaques está marcada para a tarde desta quarta (14).

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.