Leia também:
X Economia ‘surpreende’ e leva a revisão de projeções do PIB

Ministro: Privatização da Eletrobras é ‘essencial’ ao Brasil

Venda da estatal de energia enfrenta resistência de políticos

Pleno.News - 18/05/2021 14h28

Ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque reforçou necessidade de privatização da Eletrobras Foto: Agência Brasil/José Cruz

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a privatização da Eletrobras é essencial e necessária para o consumidor brasileiro e, principalmente, para a redução das tarifas de energia elétrica. O ministro foi entrevistado nesta segunda-feira (17) no programa Sem Censura, da TV Brasil, e falou também sobre tarifa de luz, petróleo, combustíveis, agências reguladoras e até sobre sua atuação como comandante de submarino quando ainda estava na ativa na Marinha do Brasil.

– A capitalização da Eletrobras vai permitir que metade da outorga dela vá para aquele parte da tarifa de energia elétrica que são os tributos, os subsídios e também a parte que engloba toda a parte tributária. Isso vai ser muito benéfico para o consumidor e a Eletrobras vai poder fazer os investimentos que hoje ela não tem capacidade de fazer – disse o ministro.

O ministro também destacou os esforços do governo para evitar que a conta de luz fique mais cara, uma vez que o Brasil enfrenta falta de chuvas.

– O custo da energia aumentou. Isso não significa que a tarifa vá aumentar na mesma proporção. Nós temos adotado medidas desde março de 2020, quando a pandemia foi oficialmente decretada, e conseguimos com medidas bem elaboradas, com ajuda do Congresso Nacional, que as tarifas não crescessem no ano de 2020, como também no ano de 2021, e estamos trabalhando para que no ano de 2022 ocorra da mesma forma. Nos dois últimos anos, 2019 e 2020, as tarifas cresceram em média 5% somados os dois anos – valor abaixo da inflação acumulada no período, destacou.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Delação de Cabral denuncia corrupção na cúpula da Justiça
2 Araújo não vê razões políticas para atraso de insumos da China
3 'Itamaraty agia sob comando da Saúde, não de Bolsonaro'
4 Aras manda à CPI investigações no STJ contra 5 governadores
5 Defesa afirma que Pazuello está pronto para enfrentar CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.