Ministro do Planejamento: Inflação abaixo de 3% em 2017
Para Dyogo Oliveira, número mostra recuperação da economia brasileira
Henrique Gimenes - 02/10/2017 15h25 | atualizado em 02/10/2017 15h37

Nesta segunda-feira (2), o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que a inflação deve fechar 2017 abaixo de 3%, que é o piso do centro da meta de 4,5%. A declaração foi dada na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o ministro, o número faz parte do processo de recuperação da economia brasileira. Segundo Dyogo Oliveira, o próximo ano será muito positivo para o Brasil.
– A inflação deve fechar o ano abaixo de 3%, talvez o nível mais baixo desde o início do Plano Real, e as projeções para 2018 vêm caindo para menos de 4%, o que deixa espaço para um processo de política monetária mais benigno – afirmou.
O ministro ainda defendeu a aprovação da Reforma da Previdência, já que, segundo ele, o gasto representa 57% das despesas do governo federal. De acordo com o ministro, a medida é uma das prioridades.
– O deficit é preocupante, vem crescendo de maneira muito rápida e vem desequilibrando as contas públicas e consumindo todo o orçamento. Pra 2018, por exemplo, só o crescimento da Previdência ocupa todo o espaço de crescimento do teto dos gastos – ressaltou.
LEIA TAMBÉM
+ Contas do governo registram deficit de R$ 9,59 bi em agosto
+ Governo faz leilão de quatro usinas hidrelétricas da Cemig