Leia também:
X Balança Comercial: Superávit na 3ª semana de agosto

Ministério de Minas e Energia quer privatizar Eletrobras

Na proposta, governo seguiria como sócio e ainda manteria poder de veto sobre decisões

Henrique Gimenes - 21/08/2017 21h52 | atualizado em 22/08/2017 14h44

MME vai propor redução de participação nas ações da Eletrobras Foto: Alexandre Marchetti /ItaipuBinacional

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou, nesta segunda-feira (21), que pretende apresentar uma proposta de privatização da Eletrobras ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações e concessões do governo federal. A ideia é que o governo reduza sua participação acionária na empresa, mas ainda seguindo como sócio mantendo poder de veto em decisões.

De acordo com nota do MME, “a medida trará maior competitividade e agilidade à empresa para gerir suas operações, sem as amarras impostas às estatais”. A medida é justificada devido a ineficiências acumuladas nos últimos 15 anos, o que teria ocasionado prejuízos à sociedade em R$ 250 bilhões.

O Ministério afirma ainda que não há mais espaço para “elevação de tarifas nem para aumento de encargos setoriais”. O modelo adotado seria o mesmo da Embraer e da Vale.

O MME diz também que, com a proposta, a empresa passará a dar lucro por seguir um modelo que deu certo ao ser adotado em diversos países, como Portugal, França e Itália. A expectativa é que o processo de venda não demore para ser concluído.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.