Leia também:
X Tati Minas consegue driblar a pandemia e cresce em 2021

Menos de 6 meses após o 1° voo, Itapemirim suspende operações

Empresa acumula diversos problemas e muitas reclamações de clientes

Paulo Moura - 18/12/2021 10h08 | atualizado em 18/12/2021 11h34

Airbus A320 da companhia aérea Itapemirim Foto: Divulgação/Itapemirim

A empresa Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) anunciou na noite de sexta-feira (17) a suspensão temporária de suas operações após menos de seis meses depois de seu primeiro voo comercial, que aconteceu no dia 29 de junho deste ano. Em um comunicado, a companhia afirmou que a medida visa uma reestruturação interna da empresa.

Antes de anunciar a suspensão, a empresa aérea já vinha acumulando problemas, como o atraso de salários e benefícios a servidores, dívidas com fornecedores, envio de informações erradas sobre o número de passageiros para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de outras questões.

O plano de saúde dos funcionários, por exemplo, estava suspenso desde o começo do mês. Por este motivo, a companhia foi alvo de ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). O salário dos funcionários da Itapemerim e outros benefícios, como vale-refeição e transporte também estavam em atraso.

Fornecedores da ITA relataram problemas com os pagamentos devidos pela Itapemirim e agências de viagem alegavam não ter o retorno de valores por remarcações de bilhetes e acomodação de passageiros com voos cancelados. Os clientes, por sua vez, dizem que era comum que os voos da empresa fossem cancelados.

Com menos de seis meses de operação oficial, a empresa já soma 4.300 queixas no site Reclame aqui, sendo a maioria relacionada a estorno de bilhetes. No consumidor.gov.br, a companhia possui mais de mil reclamações, mais da metade feita apenas nos últimos 30 dias.

Após o anúncio da interrupção das operações, voos foram cancelados mesmo quando a aeronave já havia iniciado o processo de taxiamento. No aeroporto de Guarulhos (SP), cerca de 100 clientes da empresa ficaram sem ter como prosseguir com as viagens.

A companhia informou que passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail da empresa: falecomaita@voeita.com.br. A operação de ônibus da Viação Itapemirim continua normal. Em um comunicado, a empresa afirmou que a Anac já foi informada sobre a questão.

Leia também1 Torcedor que arremessou copo de cerveja em Hang é demitido
2 Jovem servidor da Assembleia de Goiás morre após ter mal súbito
3 Repórter fala sobre saída da Globo: 'Demitido em 5 minutos'
4 Bolsonaro ironiza Datafolha e diz: 'Tem que ter Datapovo aí'
5 Randolfe pede a Moraes que investigue Bolsonaro por 'intimidar a Anvisa'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.