Leia também:
X PSDB não fecha questão pela Reforma da Previdência

Meirelles fala do novo texto da Reforma da Previdência

Idade mínima de contribuição para aposentadoria cai para 15 anos

Henrique Gimenes - 22/11/2017 16h51 | atualizado em 22/11/2017 17h33

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, detalha pontos do novo texto da Reforma da Previdência Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, detalhou alguns pontos do novo texto da Reforma da Previdência nesta quarta-feira (22). De acordo com ele, o novo texto representará cerca de 60% do original enviado pelo governo.

Entre as alterações feitas, Meirelles explicou que agora serão necessários 15 anos de contribuição mínima para o trabalhador ter direito a se aposentar. O valor recebido, porém, será de 60% do teto da aposentadoria. Para ter direito a 100%, serão necessários 40 anos de contribuição.

– Há um incentivo para as pessoas trabalharem um pouco mais visando ter aposentadoria melhor – afirmou.

Outro ponto da reforma será a idade mínima para se aposentar. O ministro detalhou que no primeiro ano após sua aprovação, a idade mínima será de 55 anos, mas irá subindo até chegar a 65 anos. O prazo, porém, só será alcançado após 20 anos de aprovação da reforma.

As regras para os trabalhadores rurais também entram no pacote de mudanças. Segundo o novo texto, elas não sofrerão alterações com o que é praticado atualmente. De acordo com Meirelles, as mudanças aprovadas pelo texto antigo serão descartadas, assim como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência em condição de pobreza.

– Outra mudança é que se tirou a questão do trabalhador rural, não haverá nenhuma alteração. Será retirado o que foi aprovado na comissão especial, assim como o BPC – ressaltou.

Henrique Meirelles também afirmou que a equiparação entre servidores públicos e privados irá continuar. O ministro da Fazenda afirmou ainda que o novo texto deve economizar, num prazo de 10 anos, cerca de R$ 480 bilhões, que seria 60% do valor calculado inicialmente, de R$ 800 bilhões.

LEIA TAMBÉM
+ PSDB não fecha questão pela Reforma da Previdência
+ Maia afirma que Previdência está longe de ser aprovada

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.