Leia também:
X Meirelles: Governo estuda aumento no PIS/Cofins

Meirelles considera ‘normal’ S&P ameaçar reduzir nota

Agência de Classificação de risco afirmou que iria reduzir nota de crédito se Previdência não for aprovada

Henrique Gimenes - 13/10/2017 17h43 | atualizado em 13/10/2017 17h46

Henrique Meirelles diz que considera normal agência de crédito reduzir nota por causa da Reforma da Previdência Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que considera “normal” a afirmação feita pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) de que pode reduzir a nota de crédito do Brasil no caso de o país não aprovar a Reforma da Previdência. A declaração foi dada em Washington, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (13), onde o ministro participa de reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Mais cedo, a agência sinalizou que poderia rever a mudança na classificação brasileira no caso da Reforma da Previdência não progredir no tempo certo. Meirelles reafirmou a postura de que a reforma é fundamental para o ajuste das contas públicas no país. Para o ministro, a S&P apenas cumpre sua função.

– Acho uma coisa absolutamente normal (a sinalização da S&P), nós temos dito e várias vezes repetido que a aprovação da Previdência é fundamental para a sustentabilidade a longo prazo das contas públicas no Brasil e que o mais cedo que isso ocorra, melhor. Eu acho que as agências têm dado uma demonstração de confiança muito grande no Brasil, e elas estão cumprindo a sua função, fazendo seus alertas que está em linha com tudo aquilo que temos dito e temos, de fato, mostrado – afirmou.

O ministro da Fazenda também comentou sobre o projeto de privatização da Eletrobras, que deve acontecer em 2018. De acordo com Meirelles, a proposta está praticamente concluída e deve ser enviada em Congresso nas próximas semanas.

— O projeto está praticamente pronto e é um projeto muito bem fundamentado e estruturado, feito com a participação de um grande número de pessoas de diversos setores. Acredito que é um excelente projeto — ressaltou.

LEIA TAMBÉM
+ Meirelles reforça que reforma da Previdência virá neste ano
+ Meirelles: Governo estuda aumento no PIS/Cofins
+ IBGE: Vendas no comércio varejista caem 0,5% em agosto

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.