Mais brasileiros estão frustrados com rumo econômico do país
Percentual dos que acreditam na piora econômica passou de 20% para 26%
Marcos Melo - 02/04/2023 21h05 | atualizado em 03/04/2023 11h15
Subiu o número de brasileiros pessimistas com o rumo da economia brasileira nos próximos meses, foi o que revelou o novo recorte da pesquisa Datafolha, divulgada neste fim de semana. O estudo apontava que 20% previam piora no cenário econômico, em dezembro. Agora, o número aumentou para 26%, retratando a decepção da população com o caminhar do governo Lula (PT).
Enquanto o número de desmotivados com a gestão petista cresce, o índice de otimistas cai. A parcela da população que esperava uma melhora da economia encolheu de 49% para 46% (oscilação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos). Em dezembro, 28% acreditavam que o cenário econômico seguiria estagnado, mas hoje esse número caiu para 26%.
O estudo já havia sinalizado que a economia é o ponto mais fraco do governo petista. Foram 15% dos entrevistados pelo instituto que citaram a economia como a pior área do governo Lula.
APENAS 18% ACHAM QUE LULA TEM FEITO MAIS DO QUE ESPERAVAM
O levantamento também apontou que apenas 18% consideram que o novo governo Lula tem superado suas expectativas, enquanto 51% afirmam que o presidente fez menos que o esperado, e 25% acham que ele fez conforme esperavam.
O Datafolha mostrou ainda que o desempenho de Lula está pior do que nos seus últimos dois mandatos. Nos primeiros três meses de 2003, ele era aprovado por 43%, tendo somente 10% de reprovação; enquanto no mesmo período de 2007, teve 48% e 14%, respectivamente.
Leia também1 “Gleisi faz mais oposição ao Haddad do que eu”, diz senador
2 Arcabouço do PT vai produzir altos impostos, alerta Pastore
3 Lula impõe narrativa antiLava Jato e ignora corrupção confessa
4 Moro afirma que Lula divulgou 'desinformação grave' sobre PCC
5 "Governo Lula é um tigre de papel", dispara Ciro Nogueira