Leia também:
X “Peço a Deus estar com vocês em 2023”, diz Bolsonaro a cadetes

Maia sobre CPMF: “Eu não vou brigar com Paulo Guedes”

Presidente da Câmara se recusou a comentar as declarações do ministro, sobre criação de nova CPMF

Pleno.News - 17/10/2020 16h25

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se recusou a comentar as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que na sexta-feira (16) reforçou a possibilidade de criação de uma nova CPMF para financiar a desoneração da folha de pagamento das empresas

– Eu não vou brigar com o ministro Paulo Guedes, não vou entrar nesse debate – disse Maia.

Ele deu declarações durante o webinar promovido pela XP Macro Sales, neste sábado (17). Na noite da última sexta-feira, em live em inglês organizada também pela XP, Guedes disse que “enquanto as pessoas não vierem com uma solução melhor, eu prefiro a segunda melhor, que é esse imposto de merda”.

Maia reconheceu que as últimas altercações com o ministro da Economia elevaram a insegurança para os agentes econômicos e disse ter prometido que não protagonizaria novos conflitos com Guedes até 1º de fevereiro, quando acaba seu mandato como presidente da Câmara.

Ele também disse ter dado a palavra de que, se o governo encaminhar a proposta de criação da nova CPMF, ela vai tramitar sem impedimentos na Câmara.

– Mas o governo tem de encaminhar e, a partir daí, vamos debater – afirmou.

REFORMA TRIBUTÁRIA
Maia afirmou que corporações ligadas ao Fisco em âmbito federal, estadual e municipal não desejam as mudanças trazidas pela reforma tributária porque “não querem perder poder”. Maia também criticou a postura do empresariado brasileiro em relação à reforma.

– Me irrita muito essa paixão dos empresários por reforma administrativa e previdenciária. E quando chega a tributária, eles falam: ‘vamos deixar para depois’ – criticou.

O presidente da Câmara afirmou ainda que a adoção de um Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) será uma “grande revolução” e abrirá espaço para o encerramento de litígios judiciais e para redução dos custos das empresas. Ele também se disse otimista com a tramitação da reforma tributária.

– Há ambiente para aprovar.

Maia ponderou, por outro lado, que a reforma não pode ser aprovada no Congresso sem a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele citou ainda o receio entre os prefeitos das capitais de que haja perda de receitas.

– Pelo contrário – disse.

O presidente da Câmara também citou preocupação de Guedes em relação aos fundos de desenvolvimento regional, que poderiam retirar receitas do governo federal.

– Isso não vai acontecer – declarou.

*Estadão

Leia também1 Maia afirma que não é candidato à reeleição na Câmara
2 Ricardo Eletro protocola plano de recuperação judicial
3 Preços de medicamentos caíram em setembro, aponta índice
4 Caixa anuncia novas medidas para financiamento imobiliário
5 Ministro entrega ao governo PL da privatização dos Correios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.