Leia também:
X Michel Temer irá se encontrar com lideranças evangélicas

Maia: ‘Brasil irá cumprir regra de ouro em 2019’

Para o presidente da Câmara, será necessário algum esforço

Henrique Gimenes - 15/01/2018 21h08 | atualizado em 16/01/2018 10h12

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse acreditar que governo cumprirá regra de ouro em 2019 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta segunda-feira (15), que acredita que o governo irá conseguir cumprir a regra de ouro em 2019. Para o parlamentar, no entanto, será necessário fazer “algum esforço”. A declaração foi dada em Nova York.

A regra está prevista na Constituição. Ela impede o governo de realizar empréstimos, aumentando assim sua dívida, para realizar o pagamento de despesas correntes, como folha de pagamentos e contas de serviços. O governo chegou a considerar a ideia de mudar a regra de ouro, mas desistiu. Para o presidente da Câmara, as previsões são pessimistas, mas a regra deve ser cumprida em 2019.

– Estou confiante de que a gente não vai precisar tratar da regra de ouro. Essa preocupação que têm os técnicos do Ministério da Fazenda e do Planejamento, que foi colocada agora no início do ano, acho que não vai ser necessária – afirmou.

Rodrigo Maia disse ainda acreditar que, em 2018, o país deve registrar um crescimento na arrecadação.

– Com o Brasil crescendo 3%, com elasticidade do imposto, da arrecadação, somado, claro, à inflação, pode ter um resultado melhor do que esperado – apontou.

O parlamentar teve um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres. O assunto discutido foi a Venezuela.

 

Leia também1 Investidor chinês pode comprar a C&A, diz revista
2 Meirelles: Questão de tempo para S&P rever nota do Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.