Leia também:
X Criptomoedas: Bitcoin sobe e atinge US$ 100 mil pela 1ª vez

Lula ironiza rejeição do mercado financeiro: “Já ganhei 10% deles”

Petista deu declarações nesta quinta-feira

Pleno.News - 05/12/2024 19h02 | atualizado em 05/12/2024 19h29

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta quinta-feira (5), Lula (PT) se manifestou sobre a pesquisa que mostra que sua reprovação subiu de 64% em março para 90% entre gestores, economistas, analistas e operadores (traders) de fundos de investimento. Ele ironizou o número e disse que “ganhou” 10% do eleitorado, alegando que o mercado reprovava seu nome em 100% nas eleições de 2022.

– Ontem, saiu uma pesquisa que deu que 90% do mercado daqueles que compõem a Faria Lima são contra o meu governo. Eu já ganhei 10%, porque nas eleições eles eram 100% contra. Então, eu já cresci, já ganhei 10% deles – disse o petista.

A afirmação foi feita durante inauguração do Projeto Cerrado, maior linha única de produção de celulose do mundo, que pertence à Suzano.

– E o que me interessa, na verdade? O que me interessa é o resultado do tipo de jabuticaba que você plantou. Eu vou dizer para vocês uma coisa, eu não voltei a ser presidente da República porque eu precisava ser presidente da República. Eu voltei a ser presidente da República para provar, mais uma vez, que um torneiro mecânico, sem diploma universitário, tem mais capacidade de governar esse país que todos aqueles que têm vários diplomas de doutores, mas não têm sensibilidade social – acrescentou Lula.

O levantamento Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (4), sobre o que pensa o mercado financeiro, mostrou uma piora na avaliação do governo Lula entre gestores, economistas, analistas e operadores (traders) de fundos de investimento.

A reprovação do presidente subiu de 64% para 90% desde o levantamento anterior, feito em março. Voltou assim à marca do início do mandato, quando nove a cada dez profissionais de fundos de investimento também tinham uma avaliação negativa do governo.

A pesquisa, a segunda deste ano, foi realizada entre 29 de novembro e 3 de dezembro, capturando, portanto, a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de ajuste fiscal anunciado no última dia 27. Foram feitas 105 entrevistas junto a fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Na fala desta quinta, Lula voltou a se mostrar otimista sobre a economia do Brasil e disse que o país tende a crescer 3,5% em 2024, mas que poderá chegar a um aumento de 4%.

Ao defender as medidas econômicas do governo federal e o rumo da gestão, o petista ainda disse que, se tiver que investir em escola, irá investir.

– É mais barato do que investir em presídio – comentou.

*AE

Leia também1 Lula aproveitará ida ao Uruguai para se encontrar com Mujica
2 General e "kid preto" investigados são transferidos para Brasília
3 Petrobras destina mais de 90% do patrocínio a peças culturais woke
4 Lewandowski livrou ministro de Lula com imunidade parlamentar
5 Promotor terá de pagar R$ 90 mil por chamar Gilmar de "laxante"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.