Leia também:
X Michelle assume comando do PL Mulher em grande cerimônia

Lula insiste no erro e diz que vai “continuar batendo” no BC

Presidente empreende sua guerra particular contra Campos Neto em detrimento da economia

Marcos Melo - 21/03/2023 14h32 | atualizado em 21/03/2023 15h47

Lula Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nesta terça-feira (21), o presidente Lula (PT) afirmou que vai “continuar batendo” no Banco Central para derrubar a taxa Selic, ignorando o cenário de instabilidade econômica que toda essa briga traz para o Brasil. A declaração foi dada em entrevista ao site Brasil 247.

Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,75% ao ano.

– Eu vou continuar batendo, eu vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros, para que a economia possa ter investimento. Uma coisa que eu acho absurda é a taxa de juros estar a 13,75%, num momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo, num momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda – argumentou o petista em guerra declarada contra Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

A fala de Lula acontece paralelamente à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que ocorre nesta terça-feira (21) com a finalidade de decidir sobre a Selic. O anúncio será feito nesta quarta-feira (22).

Durante a entrevista, o presidente insistiu em sua obsessão com a autonomia do Banco Central e voltou ao assunto.

– A gente só vai poder mudar o [presidente do] Banco Central daqui dois anos, porque ele tem autonomia. Eu, sinceramente, nunca me importei com a autonomia do Banco Central. Eu nunca achei que era importante. Eu não sei porque as pessoas acham que é importante autonomia – declarou.

– Eu sinceramente acho que o presidente do Banco Central não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do Banco Central. A lei diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas é preciso cuidar da inflação também, é preciso cuidar do crescimento do emprego, coisa que ele não se importa – disse Lula em busca de uma retórica que derrube Campos Neto do cargo.

Leia também1 Lula revela que na prisão só pensava em "f**** com o Moro"
2 Flávio Bolsonaro ironiza Lula por sigilo de visitas: “Faz o L”
3 Lula: Arcabouço será divulgado somente após a viagem à China
4 Governo coloca visitas a Lula no Palácio da Alvorada sob sigilo
5 Invasões de terra na gestão Lula já superam 1° ano de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.