Leia também:
X União Brasil foi convidado para reunião de Conselho de Lula

Lula cria grupo para reverter liquidação de estatal de chips

Retomada da empresa pública foi recomendada pela equipe de transição do petista, em dezembro

Pleno.News - 08/02/2023 10h55 | atualizado em 08/02/2023 12h57

Lula Foto: EFE/André Borges

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criou um grupo interministerial para reverter a liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), estatal que era a única produtora de chips e semicondutores na América Latina. A empresa teve sua extinção determinada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A retomada da empresa pública foi recomendada pela equipe de transição do petista, em dezembro. O processo de liquidação ainda está em curso, mas travado por decisões por decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).

O decreto de Lula com a criação do grupo está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8).

– Fica instituído Grupo de Trabalho Interministerial, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a finalidade de apresentar estudos e propostas de viabilidade de reversão de desestatização e liquidação da empresa pública Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. – Ceitec e proposta de participação no fomento da política de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores – diz o ato.

O grupo será composto por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que o coordenará, Advocacia-Geral da União, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Dentre as tarefas, o grupo terá de apresentar um relatório final com as alternativas para reversão do processo de desestatização e liquidação do Ceitec e a proposta de participação da empresa no fomento da política de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores. A duração dos trabalhos será de 120 dias, que poderá ser prorrogada por prazo determinado em ato do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Ceitec foi criado por lei em 2008, no segundo governo de Lula, com sede em Porto Alegre (RS). A ideia era ter uma grande fabricante nacional de chips e semicondutores.

Dependente do Tesouro Nacional, o governo passado alegou que a estatal não dava lucro e era ineficiente, o que a tornou alvo da gestão de Jair Bolsonaro, entrando na sua lista de privatizações. Em 2021, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a extinção do Ceitec em junho e o decreto presidencial que oficializou a decisão foi publicado em dezembro.

Quase um ano depois de propor a liquidação da estatal, em maio de 2022, o governo Bolsonaro anunciou que tentaria atrair empresas que pudessem assumir a função que era do Ceitec no país.

À época, em um evento do setor de telecomunicações, o então ministro das Comunicações, Fábio Faria, admitiu que o país não poderia ficar à mercê das importações e ressaltou a importância de ter um parque industrial forte no ramo de semicondutores.

– Precisamos investir para ter uma fábrica de semicondutores – declarou.

A fala ocorreu durante uma reunião com presidentes de empresas de telecomunicações durante o evento Smart City Business, na capital paulista, no dia 26 de maio passado.

– Estamos atrás de buscar uma empresa que possa abrir aqui uma fábrica de semicondutores. O Brasil pode exportar para Europa, África e toda a América Latina – disse ainda, na ocasião.

*AE

Leia também1 União Brasil foi convidado para reunião de Conselho de Lula
2 Deputado pede abertura de CPMI sobre os atos em Brasília
3 Decreto de Lula deixa atletas de tiro sem munição para treinar
4 Deputados distritais pedem pela volta de Ibaneis ao governo
5 PGR apontou risco de fuga de coronel da Polícia Militar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.